terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Recursos seriam do SUS. Portanto, cadê o dinheiro?: Procuradora da República investiga falta de pagamento de auxílio a doentes renais

RELATOS FREQUENTES ·
Investigação é aberta em Floriano; mas relatos da falta de auxílio deslocamento ocorreu durante todo o ano de 2018 em vários pontos do estado

Por Rômulo Rocha – Do Blog Bastidores

 Recursos seriam do SUS. Portanto, cadê o dinheiro?

_

O secretário de Saúde Florentino Neto 

A procuradora da República Cecília Vieira de Melo Sá Leitão abriu inquérito civil para apurar o não pagamento de auxílio para deslocamento de pacientes portadores de doenças renais.

A investigação tem por base o relato dos próprios pacientes. Segundo eles, esse auxílio para que se desloquem de suas respectivas cidades à clínica em que fazem tratamento, em Floriano, não ocorre de “forma regular”.

A inquérito civil foi aberto também “considerando que o referido auxílio é pago pela Secretaria de Saúde do Estado, com recursos do SUS, e que a situação, suspostamente, vem ocorrendo com todos os pacientes da clínica que deveriam receber tal auxílio”.

"TODO O ESTADO"

No final do ano passado estava sendo comum os relatos da falta do auxílio, um benefício que receberia o nome de TFD (Tratamento Fora do Domicílio), e cujos atrasos chegaram a computar, no mínimo, quatro meses seguidos. 

No município de Picos a situação era a mesma. "A gente liga para o TFD e eles dizem que já estão depositando o benefício, só que não está saindo para ninguém que a gente tem conhecimento. Achamos que estão só enrolando", desabafou um dos membros de família que tem um integrante que precisa do benefício.

"Já passou uma reportagem na terça (12/11/2018) no Bom Dia Brasil, que mostrou até a clínica que meu pai faz o tratamento dele, mas parece que não sensibilizou as autoridades para fazer os pagamentos", complementou, sem que manifestasse interesse em ser identificado. 

Dias depois da reportagem da TV Globo, o mês de julho de 2018 foi liberado.