sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Othelino mostra força e fecha chapa da nova Mesa Diretora com maioria de novatos e mulheres na Assembleia

* POLÍTICA DO MARANHÃO

Glalbert Cutrim, Cleide Coutinho, Daniella Tema, Andreia Rezende, Othelino Neto, Thaiza Hortegal, Detinha de Maranhãozinho e Pará Figueiredo

O atual presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), mostrou força e habilidade nesses últimos dias ao definir sua chapa para a eleição da Mesa Diretora do Poder Legislativo.

Com uma única chapa “Democracia e Igualdade” concorrendo, Othelino se reuniu apresentou hoje (31) os parlamentares que irão compor a nova mesa da Casa a partir de amanhã, dia 1° de fevereiro, data em que ocorrerá a posse dos deputados e a eleição da Presidência da AL.


A nova Mesa Diretora é formada pela maioria de parlamentares de primeira viagem e de mulheres. Somente a 4° vice-presidência ficou com um impasse, isso porque Roberto Costa é o único candidato da oposição para ocupar a vaga, mas como não foi indicado pelo bloco de oposição, por enquanto concorre avulso. Mas pode ser incluído até minutos antes da eleição, se houver entendimento.

Abaixo a relação:


Presidente – Othelino Neto

1° Vice Presidente – Deputado Glalbert Cutrim

2° Vice Presidente – Deputada Detinha

3° Vice Presidente – Deputada Thaizaa Hortegal

4° Vice Presidente – Roberto Costa (candidatura avulsa)

1ª Secretária – Deputada Andreia Rezende

2ª Secretária – Deputada Dra. Cleide Coutinho


3ª Secretário – Deputado Pará Figueiredo


4ª Secretária – Daniella Tema


Detentos maranhenses acalçaram aprovação acima de 50% no Enem

Dos 883 presos maranhenses inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade em 2018, 431 conseguiram ser aprovados. O número equivale a uma taxa de aprovação superior a 50%.

O processo de inscrição dos detentos no ENEM PPL 2018 foi feito via internet pelos responsáveis pedagógicos de cada Unidade Prisional. Eles também se responsabilizaram por acessar e divulgar as informações aos inscritos.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que a Unidade Prisional de Ressocialização São Luis 2 (UPSL2) foi a que mais aprovou, com 69. No interior maranhense o destaque ficou com a UPR de Balsas, com 23 provas acima da nota de corte.

O ENEM PPL tem a mesma complexidade das provas do tradicional e também é aplicado pelo INEP. Os participantes têm os mesmos direitos de cotas raciais ou sociais, expressas por lei. A liberação deles para cursar depende de aprovação da Justiça.