quinta-feira, 25 de junho de 2026

Médicos do HEDA participam de capacitação para diagnóstico de morte encefálica, em Teresina




A capacitação para diagnóstico de morte encefálica amplia a qualificação do corpo clínico e eleva para 75% o número de médicos habilitados em setores críticos do HEDA_

| Profissionais médicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, participaram do XII Curso de Capacitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica, realizado nos dias 19 e 20 de junho, em Teresina.

Com a participação dos profissionais no curso de capacitação, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Central Estadual de Transplantes, sob coordenação do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), o HEDA, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), alcança um importante avanço na qualificação de seu corpo clínico.

“A capacitação contínua das equipes é fundamental para garantir uma assistência qualificada, baseada em protocolos seguros e atualizados”, destaca o Dr. Tom Ravelly, diretor técnico adjunto. “O investimento na formação dos profissionais demonstra o compromisso do HEDA com a melhoria contínua dos processos e com a oferta de um atendimento humanizado e resolutivo à população”, complementa.




Atualmente, 75% dos médicos que atuam em setores críticos da unidade, como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Acidente Vascular Cerebral e Infarto Agudo do Miocárdio (AVC/IAM), já possuem habilitação para a realização do diagnóstico de morte encefálica.

O curso foi direcionado aos médicos intensivistas, emergencistas e profissionais que atuam na assistência a pacientes neurocríticos, preparando os profissionais para conduzir corretamente todas as etapas do diagnóstico de morte encefálica, em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a legislação vigente.

*Fortalecimento da rede estadual de transplantes*

Para a enfermeira Nadja Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEDA, o resultado representa um ganho significativo para a assistência prestada aos pacientes.

“Esse avanço contribui para a agilização dos processos assistenciais, reduzindo o tempo para abertura dos protocolos e proporcionando maior eficiência na condução dos casos elegíveis. A ampliação do número de profissionais habilitados fortalece o fluxo assistencial da unidade, promovendo maior resolutividade e assegurando um atendimento cada vez mais ágil, seguro e de qualidade aos nossos pacientes e familiares”, ressalta.

Além de qualificar a assistência hospitalar, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a educação permanente e a excelência dos serviços prestados, além de fortalecer a rede estadual de transplantes e ampliar as oportunidades para a doação de órgãos, um gesto de solidariedade capaz de transformar e salvar vidas.

URGENTE: Josimar Maranhãozinho é alvo de mais uma operação da Polícia Federal



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.

Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ac esquema.

A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar

Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.

Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares.

As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.

Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.

A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.



Prefeitura de Araioses realiza implantação de iluminação em LED no povoado Giquiri



A Prefeitura de Araioses, por meio da gestão do prefeito Neto Carvalho, segue investindo na melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população. Na última quarta-feira, 24 de junho, foi realizada a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED no povoado Giquiri.

A ação contemplou diversos pontos da comunidade e tem como objetivo proporcionar mais segurança, melhor visibilidade e mais qualidade para a iluminação pública. Com a instalação das luminárias de LED, os moradores passam a contar com ruas mais iluminadas, além de um sistema mais moderno, eficiente e econômico.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal de fortalecer a infraestrutura dos povoados, levando melhorias que impactam diretamente o dia a dia da população.

Um morador do povoado comemorou a ação. “Ficou muito melhor. Agora a iluminação está mais forte e a gente se sente mais seguro para sair de casa à noite. É uma melhoria importante para toda a comunidade”, destacou.

A gestão do prefeito Neto Carvalho segue trabalhando para levar mais desenvolvimento, infraestrutura e qualidade de vida para todas as regiões de Araioses, construindo uma nova história.

Fonte: Secom/Araioses

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Prefeitura de Araioses realiza 2ª etapa da entrega de títulos da REURB e garante mais segurança jurídica às famílias



Na manhã da quarta-feira, 24 de junho, a Prefeitura de Araioses realizou, na sede da Prefeitura Municipal, a 2ª etapa da entrega das Certidões de Títulos Imobiliários da REURB (Regularização Fundiária Urbana). A solenidade marcou mais um importante avanço para dezenas de famílias araiosenses, que passaram a receber a titulação definitiva de seus imóveis, garantindo mais segurança jurídica, valorização patrimonial e cidadania.

O evento contou com a presença do procurador do Município e presidente da Comissão da REURB, Erlan Souza; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dora Santos; do representante do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Núcleo de Governança Fundiária, Robert Sousa; e do assessor jurídico e coordenador da REURB, Wagner Santos.

A Regularização Fundiária Urbana é uma política pública que assegura o direito legal à propriedade, proporcionando aos beneficiários mais tranquilidade, acesso a financiamentos, valorização dos imóveis e melhores condições de vida. Além disso, fortalece o planejamento urbano e contribui para o desenvolvimento sustentável do município.

O prefeito Neto Carvalho destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à regularização fundiária, garantindo mais dignidade e segurança às famílias de Araioses.

Uma das moradoras beneficiadas comemorou a conquista e agradeceu pela entrega do documento.

“Esperei por esse momento durante muito tempo. Hoje recebo o título do meu imóvel com muita alegria e gratidão. Agradeço à Prefeitura de Araioses e ao prefeito Neto Carvalho por realizarem esse sonho e trazerem mais segurança para minha família.”

A gestão do prefeito Neto Carvalho segue investindo em ações que promovem cidadania, inclusão social e desenvolvimento, consolidando a REURB como um importante instrumento para construir uma Araioses mais organizada, justa e preparada para o futuro.

Cantor é preso em Parnaíba por débito alimentar



O Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Piauí, deu cumprimento nesta quarta-feira (24), ao mandado de prisão cível, em face do cantor Reginaldo da Costa, de 54 anos - por conta de um débito alimentar de R$ 3.837.00, valor atualizado à última vez em 10 de abril do corrente ano.

O mandado de prisão foi expedido pela 9ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza/CE, sendo cumprido na Rua Santana, bairro Dirceu em Parnaíba.

Após cumprimento da ordem judicial, o cantor foi levado à central de flagrantes de Parnaíba.

O prazo no mandado consta 30 dias de prisão, contados a partir da data da prisão. Em janeiro deste ano, o cantor já tinha sido preso, também, por conta de divida alimentar.

Equatorial Piauí registra 496 ocorrências de pipas na rede elétrica em 2025



_Teresina, Cristalândia do Piauí e Corrente concentram o maior número de casos neste início de ano, ultrapassando as 120 ocorrências_

Com a chegada de junho, mês marcado pelas festas juninas, pelas férias escolares e pela intensificação dos ventos, a Equatorial Piauí renova o alerta sobre os riscos de soltar pipa próximo à rede elétrica. Em 2025, a Distribuidora contabilizou 496 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas pela prática em todo o estado. Neste ano, o número já soma 123 registros, reforçando que o período mais crítico para esse tipo de acidente está apenas começando.

O trimestre de junho a agosto costuma concentrar a maior parte dos casos. É quando os ventos sopram com mais força no Piauí e, ao mesmo tempo, as crianças estão de férias da escola, com mais tempo livre para empinar pipa. A combinação faz o céu se encher de cores, mas também eleva o risco de que uma pipa toque a rede elétrica e provoque um curto-circuito, deixando bairros inteiros sem energia.





Teresina segue na liderança do ranking estadual: foram 164 ocorrências em 2025, o equivalente a 33% do total registrado no Piauí, e a capital já soma 32 casos em 2026, mantendo a primeira posição. Em 2025, o pódio foi completado por Parnaíba (37) e Cristalândia do Piauí (32). Já neste ano, chama atenção a ascensão de Cristalândia do Piauí, que aparece em segundo lugar com 16 ocorrências, seguida por Corrente, com 14 registros, um sinal de que o problema não fica restrito a capital e exige cuidado em todo o estado.

“Empinar pipa é uma brincadeira que faz parte da nossa cultura, mas quando acontece perto da rede elétrica, ela deixa de ser brincadeira e passa a ser um risco real. A pipa mesmo sem tocar diretamente nos cabos, a aproximação pode provocar arco elétrico, resultando em queimaduras graves ou morte, além de queimar equipamentos e deixar milhares de famílias sem energia. Por isso, a orientação é de nunca soltar pipa perto da rede e, se for criança brincando, que esteja sempre sob supervisão de um adulto”, alerta Marcos Tullio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí.

Os números mostram o tamanho do impacto sobre a população. Em 2025, as ocorrências envolvendo pipas deixaram 81.059 clientes sem energia em todo o Piauí. Somente nos primeiros meses de 2026, esse total já chega a 16.072 consumidores afetados, entre residências, comércios e, em alguns casos, serviços essenciais como hospitais e escolas.

A atenção precisa ser redobrada perto das redes de Alta Tensão. Diferentemente da rede comum de distribuição, esses cabos transportam uma quantidade muito maior de energia e estão presentes em subestações e em linhas que abastecem cidades inteiras ou regiões mais amplas. Uma pipa que se enrosca nesse tipo de estrutura pode provocar acidentes ainda mais graves e interrupções que afetam um número muito maior de pessoas de uma só vez. Por isso a Equatorial Piauí reforça não empine ou tente resgatar uma pipa próxima a torres, subestações ou qualquer estrutura sinalizada como Alta Tensão pois, nessas áreas, o risco de acidente fatal é ainda maior.

*Confira as dicas para garantir a segurança na hora de soltar pipa:*

• Escolha sempre um local aberto, longe da rede elétrica, postes, transformadores e subestações;

• Crianças devem brincar sempre sob a supervisão de um adulto;

• Nunca tente resgatar pipas enroscadas na rede elétrica;

• Nunca utilize cerol, linha chilena, papel alumínio ou materiais condutores na confecção da pipa, pois podem provocar acidentes graves, curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia;

• Em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da Distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800 para que uma equipe possa realizar uma avaliação técnica da situação.

*-CER IV entrega aparelhos auditivos e devolve autonomia e qualidade de vida a pacientes com perda auditiva*


_Ao todo, 30 pacientes do CER IV de Parnaíba receberam os novos aparelhos auditivos, recuperando a dignidade e a conexão com os familiares e o dia a dia_

A emoção tomou conta de Maria da Paixão Souza Rocha, que, aos 70 anos, voltou a ouvir sons que haviam se tornado apenas lembranças. Ela é um dos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), em Parnaíba, a receber aparelhos auditivos.

Devolver a capacidade de ouvir representa muito mais do que um ganho funcional. Somente nesta etapa, o CER IV, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizou a entrega de 30 aparelhos auditivos, proporcionando mais autonomia, inclusão social e qualidade de vida aos usuários atendidos pelo serviço.

“Quando uma pessoa volta a escutar a voz dos filhos, dos netos, consegue participar das conversas e retomar atividades simples do cotidiano, estamos promovendo dignidade, autonomia e inclusão. Esse é o nosso compromisso: cuidar das pessoas de forma integral e humanizada”, afirma Paulo Rangel, diretor do CER IV.

Por muitos anos, Maria conviveu com a perda auditiva e enfrentou dificuldades para acompanhar conversas, compreender os familiares e participar plenamente dos momentos do dia a dia. Antes de receber o dispositivo, ela passou por uma série de avaliações e exames especializados que permitiram identificar suas reais necessidades auditivas.

A história de superação é compartilhada por Bernardo Oliveira, de 74 anos, morador da localidade Baixa do Longá, em Buriti dos Lopes. Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele também passou a conviver com dificuldades auditivas que impactaram diretamente sua comunicação e qualidade de vida.

Bernardo conta que, por não conseguir ouvir bem, muitas vezes foi alvo de brincadeiras e comentários em tom de deboche. Situações que, apesar de enfrentadas com serenidade, acabavam causando desconforto e reforçando o sentimento de isolamento. Agora, com o novo aparelho auditivo, diz preferir encarar a situação com bom humor.

“Agora sou eu que vou tirar onda com eles. Esse aparelho é moderno demais, quase ninguém percebe que estou usando”, brincou Bernardo, feliz por recuperar a capacidade de ouvir e voltar a participar das conversas com mais segurança e autonomia.

*Do encaminhamento à adaptação, cuidado em cada etapa*

O acesso ao serviço de saúde auditiva do CER IV começa ainda na Atenção Primária. O paciente é encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, ao chegar ao centro especializado, inicia um percurso de avaliação conduzido por uma equipe multiprofissional.

A fonoaudióloga Iarly Castro explica que a primeira etapa consiste na consulta com o médico otorrinolaringologista, responsável por avaliar as condições do ouvido e identificar possíveis obstruções por cerume, processos infecciosos ou outras alterações que possam interferir na audição.

Em seguida, o paciente é encaminhado para a avaliação audiológica, que pode incluir exames como a audiometria ou o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (BERA), conforme a necessidade de cada caso.

“Essas avaliações permitem identificar o tipo e o grau da perda auditiva, além de mensurar os impactos que pode causar na comunicação e na qualidade de vida do paciente. Também realizamos a pré-moldagem das orelhas, etapa importante para a confecção dos moldes que serão acoplados aos aparelhos auditivos quando houver indicação”, explica.

Com a chegada das próteses auditivas, os usuários retornam ao CER IV para a fase de adaptação. Nesse momento, a fonoaudióloga realiza a programação dos aparelhos, orienta sobre o uso correto, os cuidados necessários e agenda um retorno após aproximadamente 15 dias de utilização para avaliar o desempenho, esclarecer dúvidas e realizar ajustes, caso sejam necessários.

“Tudo é feito com muito cuidado e carinho, desde a avaliação audiológica até o momento da entrega do aparelho. Nosso objetivo é garantir que cada paciente tenha acesso ao recurso mais adequado para favorecer sua comunicação e participação social”, conclui Iarly.








AtlasIntel: Júlio César cresce na disputa ao Senado e registra a menor rejeição entre os principais candidatos



Impulsionado pelo desempenho da base governista e pelo amplo apoio do eleitorado piauiense ao presidente Lula, o deputado federal Júlio César (PSD) ampliou sua presença na disputa pelo Senado e aparece consolidado entre os dois primeiros colocados na mais recente pesquisa AtlasIntel divulgada em junho de 2026.

O levantamento reforça a força política do grupo liderado pelo governador Rafael Fonteles na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal. Considerando os votos válidos — critério utilizado pela Justiça Eleitoral, que exclui brancos, nulos e indecisos — a chapa governista aparece na dianteira:

* Marcelo Castro (MDB): 30,5%

* Júlio César (PSD): 23,8%

* Ciro Nogueira (PP): 19,0%

Somados, Marcelo Castro e Júlio César alcançam 54,3% dos votos válidos, colocando os candidatos da base governista à frente na corrida pelas duas vagas ao Senado.

Júlio César amplia desempenho na disputa

Na comparação com levantamentos anteriores da própria AtlasIntel, Júlio César apresenta evolução e amplia sua competitividade na disputa. O deputado aparece consolidado entre os principais nomes da eleição e fortalece sua posição dentro da chapa governista.

Um dos indicadores que chamam atenção no levantamento é o cenário do segundo voto para o Senado. Nesse recorte, Júlio César aparece em primeiro lugar, com 18,3% das intenções de voto, demonstrando potencial de ampliar apoios em diferentes segmentos do eleitorado.

Rejeição


Além do crescimento nas intenções de voto, Júlio César chega à pré-campanha com outro trunfo: a baixa rejeição. Segundo a AtlasIntel, o deputado federal registra 19% de imagem negativa, o menor percentual entre os principais pré-candidatos ao Senado. Marcelo Castro aparece com 22%, enquanto Ciro Nogueira soma 61%.

Na avaliação de lideranças políticas, esse cenário amplia o potencial de crescimento de Júlio César ao longo da campanha. Com baixa resistência do eleitorado e inserido na base liderada pelo governador Rafael Fonteles e pelo presidente Lula, o deputado é apontado por aliados como um nome capaz de atrair eleitores que ainda não consolidaram o segundo voto para o Senado.

Fator Lula e força da base governista

O desempenho de Júlio César ocorre em um cenário de forte aprovação do campo governista no Piauí. A pesquisa AtlasIntel mostra que o presidente Lula lidera a disputa presidencial no estado com 63,9% das intenções de voto.

Com o eleitorado piauiense majoritariamente alinhado aos governos de Lula e Rafael Fonteles, a candidatura de Júlio César surge como um dos principais ativos da base governista para a disputa ao Senado. Aliados avaliam que o alinhamento político entre Brasília e o Palácio de Karnak poderá ser um dos fatores decisivos da eleição, sobretudo diante do elevado apoio popular ao presidente Lula no estado.

Clinica Ultra Pax






terça-feira, 23 de junho de 2026

Homem é preso com pistola 9mm após disparos em ocorrência de violência doméstica em Parnaíba



Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (22) após uma ocorrência de violência doméstica com disparos de arma de fogo no bairro Planalto, em Parnaíba.

De acordo com informações da Patrulha Maria da Penha do 27º Batalhão da Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo COPOM por volta das 8h para atender uma denúncia de violência doméstica na Rua Pedro Machado de Morais.

Ao chegar ao local, os policiais foram informados por vizinhos que o suspeito, identificado como Francisco das Chagas Lima de Araújo, teria efetuado três disparos para o alto durante uma discussão envolvendo sua companheira e moradores da região.

Os militares iniciaram acompanhamento tático após receberem informações de que o casal deixava o local em uma motocicleta Honda Pop preta. Ambos foram abordados ainda nas proximidades.

Durante a busca pessoal, os policiais encontraram com Francisco uma pistola Taurus calibre 9mm com numeração suprimida, municiada com 11 cartuchos intactos. Também foram localizados estojos de munição deflagrada, sendo um no bolso do suspeito e outro no local da ocorrência.

A mulher que seria vítima da suposta violência doméstica informou aos policiais que houve apenas uma discussão de casal e declarou não ter interesse em representar contra o companheiro, afirmando que não sofreu agressões físicas ou verbais.

A arma e as munições foram apreendidas. Com apoio da Força Tática, o casal foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis.

A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso.