domingo, 28 de junho de 2026

Araioses realiza a 1ª Conferência Municipal de Cultura



A Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nos dias 26 e 27 de junho a 1ª Conferência Municipal de Cultura, promovendo um importante espaço de diálogo, participação e construção de propostas para o fortalecimento das políticas culturais no município.

O evento reuniu fazedores de cultura, artistas, representantes do Governo do Estado, secretários municipais e a comunidade, além de contar com apresentações culturais que valorizaram os talentos e a diversidade artística de Araioses.

Durante a conferência, também foram eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual: Natasha Skarlytt Carvalho, Leonardo Fontenele Loiola e Rodrigo Silva.

O prefeito Neto Carvalho destacou a importância de investir na cultura como forma de preservar a identidade e fortalecer as tradições do povo araiosense. Já a secretária municipal de Cultura, Eliane Cardoso, ressaltou que a conferência reforçou a participação popular e a construção coletiva de políticas públicas para o setor.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura e o fortalecimento da identidade cultural de Araioses.

João Igor Carvalho, Chico Carvalho e senador Weverton Rocha realizam entrega de 47 casas do Minha Casa, Minha Vida em São Bernardo



Neste domingo, 28 de junho, o pré-candidato a deputado estadual João Igor Carvalho, o prefeito de São Bernardo, Chico Carvalho, e o senador Weverton Rocha realizaram a entrega de 47 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no povoado Cajueiro, em São Bernardo.

A entrega das moradias representa um importante avanço para as famílias contempladas, que agora passam a contar com um lar digno, seguro e com mais qualidade de vida. A ação reforça o compromisso com a ampliação do acesso à moradia e com o desenvolvimento social da região.

Durante a solenidade, João Igor Carvalho destacou a importância de continuar trabalhando para garantir mais investimentos e oportunidades para a população.

“Cada casa entregue representa a realização de um sonho e um novo começo para dezenas de famílias. Vamos seguir buscando parcerias e ações que levem mais dignidade e qualidade de vida para o nosso povo.”, afirmou.

Emocionada, uma das moradoras contempladas falou sobre a conquista da casa própria.

“Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida. Ter a chave da minha casa nas mãos é a realização de um sonho que parecia muito distante. Agora tenho um lugar seguro para viver com minha família e recomeçar com mais esperança. Esse momento vai mudar a nossa história.”, declarou.

O senador Weverton Rocha ressaltou a importância do programa Minha Casa, Minha Vida na transformação da vida das famílias brasileiras, proporcionando segurança, estabilidade e melhores condições de vida.

A cerimônia reuniu autoridades, lideranças políticas, moradores da comunidade e as famílias beneficiadas, contando também com a participação do prefeito Chico Carvalho, que realizou a entrega das moradias ao lado de João Igor Carvalho e do senador Weverton Rocha, celebrando mais uma importante conquista para o município de São Bernardo.


Prefeitura de Araioses apoia 1º Festival Esportivo de Verão e fortalece o esporte na Ilha de Barreiras



Toinha do Sindicato, com o apoio da Prefeitura de Araioses, realizou no último sábado, 28 de junho, o 1º Festival Esportivo de Verão, em comemoração ao festejo de São Pedro, na Ilha de Barreiras. O evento reuniu atletas, moradores e visitantes em um dia de muita competição, lazer e integração.

A programação contou com disputas de vôlei, beach tennis, beach soccer, futvôlei e a tradicional regata de canoas, modalidades que movimentaram o público durante todo o dia. Ao todo, foram distribuídos mais de R$ 7 mil em premiações, incentivando a prática esportiva e valorizando os atletas da região. A festa também foi marcada por apresentações musicais, garantindo animação do início ao fim.


O evento também contou com a presença de secretários municipais, vereadores e lideranças locais. A organização foi coordenada por Toinha do Sindicato, com a colaboração do professor Tássio, professor Neto, Sr. Fia, João Batista e Geovane, que contribuíram diretamente para o sucesso de toda a programação. A Prefeitura de Araioses e a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude apoiaram a realização do festival, fortalecendo o incentivo ao esporte e ao lazer no município.

O prefeito Neto Carvalho destacou a importância de investir no esporte como ferramenta de inclusão, lazer e desenvolvimento para o município.


“O esporte une as pessoas, incentiva hábitos saudáveis e fortalece nossas comunidades. Ficamos muito felizes em apoiar um evento tão bonito, que valoriza a tradição da Ilha de Barreiras e cria oportunidades para nossos atletas. Vamos continuar investindo em ações que promovam esporte, cultura e qualidade de vida para a população.”, afirmou o prefeito.

Para Toinha do Sindicato, o resultado superou as expectativas.

“Foi um dia muito especial para a nossa comunidade. Ver as famílias reunidas, os atletas dando o seu melhor e a população participando de cada momento mostra que o esporte fortalece a união entre as pessoas. Ficamos muito felizes com o sucesso do festival e com a participação de todos que fizeram parte desse grande momento.”, destacou.

O 1º Festival Esportivo de Verão reforça o compromisso da gestão municipal com o incentivo ao esporte, à valorização das tradições e ao fortalecimento do turismo e do lazer em Araioses.

sábado, 27 de junho de 2026

Em atraso, prazo para conclusão na obra de reforma da Catedral de Parnaíba

A reforma simplificada da igreja teve início em setembro do ano passado, com prazo de finalização de 180 dias, já perdura quase 300 dias.

A Catedral de Nossa Senhora Mãe da Divina Graça, localizada na praça da Graça no centro de Parnaíba/PI, continua com as portas fechadas por conta do atraso da reforma que está sendo executada pelo Governo do Estado do Piauí.

A reforma iniciou em setembro de 2025, com prazo de 180 dias para finalização. O principal alvo da revitalização é o telhado da igreja, que ainda encontra-se com a parte lateral em céu aberto.

Pelo andar da carruagem, a conclusão poderá acontecer no período eleitoral com grande inauguração para promoção política. Em caso de mais atraso, só Deus e Jesus saberão o tempo certo para celebração de ritos!

Placa no adro da igreja indicando a reforma. 180 dias já era....


IGREJA HISTÓRICA TOMBADA PELO IPHAN - PATRIMÔNIO NACIONAL

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Prefeitura de Araioses realiza finais dos Jogos Escolares e fortalece o esporte estudantil

 

A Prefeitura de Araioses, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esporte e Juventude, realizou nesta sexta-feira, 26 de junho, as finais dos Jogos Escolares, reunindo estudantes, professores e torcedores em um dia marcado por grandes disputas e espírito esportivo. A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho com o incentivo ao esporte e à educação no município.

A competição foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, sob a liderança do secretário Rarison Albuquerque, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, contando com o apoio de coordenadores, professores e toda a equipe envolvida, proporcionando um ambiente de integração, aprendizado e valorização dos jovens atletas.

Na categoria feminina de 12 a 14 anos, a equipe da Tudes enfrentou a Escola Inácio Miranda de Barros. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, e a Escola Inácio Miranda de Barros conquistou o título ao vencer por 2 a 1.

Na categoria masculina de 12 a 14 anos, Tudes e Gonçalves Dias empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, a Escola Gonçalves Dias levou a melhor, vencendo por 2 a 1 e garantindo o título.

Fechando as finais, na categoria masculina de 15 a 17 anos, o IFMA venceu a Escola Raimundo Nonato Silva Cardoso por 9 a 6, conquistando o campeonato após uma partida de muitos gols.

Os Jogos Escolares seguem como uma importante ferramenta de incentivo ao esporte, promovendo valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação entre os estudantes.

A Prefeitura de Araioses parabeniza todas as equipes, atletas, professores e organizadores pelo empenho e dedicação, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho, por meio das Secretarias de Educação e Esporte e Juventude, em continuar investindo em ações que fortaleçam a educação e o esporte no município.