sexta-feira, 26 de junho de 2026

Prefeitura de Araioses realiza finais dos Jogos Escolares e fortalece o esporte estudantil

 

A Prefeitura de Araioses, por meio das Secretarias Municipais de Educação e Esporte e Juventude, realizou nesta sexta-feira, 26 de junho, as finais dos Jogos Escolares, reunindo estudantes, professores e torcedores em um dia marcado por grandes disputas e espírito esportivo. A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho com o incentivo ao esporte e à educação no município.

A competição foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação, sob a liderança do secretário Rarison Albuquerque, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, contando com o apoio de coordenadores, professores e toda a equipe envolvida, proporcionando um ambiente de integração, aprendizado e valorização dos jovens atletas.

Na categoria feminina de 12 a 14 anos, a equipe da Tudes enfrentou a Escola Inácio Miranda de Barros. Após empate em 0 a 0 no tempo normal, a decisão foi para os pênaltis, e a Escola Inácio Miranda de Barros conquistou o título ao vencer por 2 a 1.

Na categoria masculina de 12 a 14 anos, Tudes e Gonçalves Dias empataram em 1 a 1 no tempo regulamentar. Nos pênaltis, a Escola Gonçalves Dias levou a melhor, vencendo por 2 a 1 e garantindo o título.

Fechando as finais, na categoria masculina de 15 a 17 anos, o IFMA venceu a Escola Raimundo Nonato Silva Cardoso por 9 a 6, conquistando o campeonato após uma partida de muitos gols.

Os Jogos Escolares seguem como uma importante ferramenta de incentivo ao esporte, promovendo valores como disciplina, respeito, trabalho em equipe e superação entre os estudantes.

A Prefeitura de Araioses parabeniza todas as equipes, atletas, professores e organizadores pelo empenho e dedicação, reafirmando o compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho, por meio das Secretarias de Educação e Esporte e Juventude, em continuar investindo em ações que fortaleçam a educação e o esporte no município.






















Prefeitura de Araioses fortalece a segurança pública com capacitação da Guarda Civil Municipal



Na última sexta-feira, 26 de junho, a Prefeitura de Araioses, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, realizou o curso “Aspectos Jurídicos da Abordagem no Âmbito das Atribuições da Guarda Civil”, reforçando o compromisso da gestão do prefeito Neto Carvalho com o fortalecimento da segurança pública e a qualificação contínua dos agentes da Guarda Civil Municipal.

A capacitação contou com a participação de especialistas da área policial e de inteligência, entre eles o delegado Ayslan Magalhães de Brito, especialista em Ciências Criminais; Naelson Pereira de Mesquita, oficial investigador e analista de inteligência policial; e do delegado de Polícia Civil Tiago Castro, que atua no município de Araioses e também participou da programação, fortalecendo a integração entre as forças de segurança.

Durante o curso, foram abordados temas fundamentais para a atuação da Guarda Civil Municipal, como aspectos jurídicos da atividade da Guarda, técnicas de abordagem, perseguição, flagrante delito, inteligência policial e o uso de ferramentas de inteligência que auxiliam no trabalho operacional.

Um dos principais destaques da formação foi o treinamento para utilização do aplicativo Lupa, ferramenta que passa a integrar as atividades da Guarda Civil Municipal. O sistema permite identificar veículos com restrição de roubo ou furto e consultar informações sobre mandados de prisão, proporcionando mais agilidade, eficiência e segurança durante as ocorrências. A ferramenta também será disponibilizada à Polícia Militar, fortalecendo a integração entre as forças de segurança que atuam no município.

A implementação da ferramenta e a capacitação dos agentes foram viabilizadas pela Secretaria Municipal de Defesa Social, sob a liderança do secretário Denys Leão.

“Estamos investindo na qualificação da nossa Guarda e em novas tecnologias para oferecer mais segurança e eficiência no atendimento à população. Esse é mais um avanço importante para Araioses.”, destacou o secretário.

Com ações como essa, a Prefeitura de Araioses fortalece a atuação da Guarda Civil Municipal, investe em tecnologia, integração entre as forças de segurança e capacitação profissional, ampliando a proteção da população e construindo uma nova história para o município.



PRF cumpre mandado de prisão e captura foragido internacional em Barra do Corda (MA)

Estrangeiro procurado pela Interpol foi localizado durante fiscalização na BR-226 após ação conjunta entre PRF e Polícia Federal


Após análise de risco e troca de informações, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) cumpriu, na tarde desta última quinta-feira (25), um mandado de prisão preventiva para extradição durante fiscalização realizada no km 340 da BR-226, no município de Barra do Corda (MA).

Durante a fiscalização e consulta aos sistemas de segurança pública, os policiais constataram que um dos ocupantes do veículo, um cidadão estrangeiro, possuía registro na Lista Vermelha da Interpol, além de um mandado de prisão preventiva para extradição expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Após a confirmação da ordem judicial em vigor, o homem foi informado sobre a decisão e detido pela equipe da PRF.

Em seguida, ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Barra do Corda (MA), onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis e demais providências de polícia judiciária.

A captura demonstra a importância da atuação conjunta entre os órgãos de segurança pública e da cooperação internacional no enfrentamento à criminalidade, contribuindo para o cumprimento de decisões judiciais e para a promoção da segurança da sociedade.

Fonte: PRF

ROCAM RECUPERA APARELHO CELULAR COM REGISTRO DE EXTRAVIO DURANTE PATRULHAMENTO NO BAIRRO SÃO VICENTE DE PAULA EM PARNAÍBA




Policiais militares da ROCAM recuperaram um aparelho celular com registro de extravio durante patrulhamento ostensivo realizado na noite de quarta-feira (25), no bairro São Vicente de Paula, em Parnaíba.

As equipes ROCAM 01 e 02 realizavam rondas pela Rua Manuel Paulino Marques quando identificaram um homem em atitude suspeita. Segundo a Polícia Militar, o indivíduo demonstrou nervosismo ao perceber a aproximação das equipes policiais e tentou se esconder.

Durante a abordagem, os policiais localizaram um aparelho celular Samsung A34, de cor preta, que apresentava restrição por extravio. Diante da situação, o homem e o celular foram encaminhados à Central de Flagrantes para os procedimentos legais.

A ocorrência foi registrada como apropriação de coisa achada, conforme o artigo 169, inciso II, do Código Penal Brasileiro.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Médicos do HEDA participam de capacitação para diagnóstico de morte encefálica, em Teresina




A capacitação para diagnóstico de morte encefálica amplia a qualificação do corpo clínico e eleva para 75% o número de médicos habilitados em setores críticos do HEDA_

| Profissionais médicos do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, participaram do XII Curso de Capacitação para o Diagnóstico de Morte Encefálica, realizado nos dias 19 e 20 de junho, em Teresina.

Com a participação dos profissionais no curso de capacitação, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Central Estadual de Transplantes, sob coordenação do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), o HEDA, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), alcança um importante avanço na qualificação de seu corpo clínico.

“A capacitação contínua das equipes é fundamental para garantir uma assistência qualificada, baseada em protocolos seguros e atualizados”, destaca o Dr. Tom Ravelly, diretor técnico adjunto. “O investimento na formação dos profissionais demonstra o compromisso do HEDA com a melhoria contínua dos processos e com a oferta de um atendimento humanizado e resolutivo à população”, complementa.




Atualmente, 75% dos médicos que atuam em setores críticos da unidade, como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e de Acidente Vascular Cerebral e Infarto Agudo do Miocárdio (AVC/IAM), já possuem habilitação para a realização do diagnóstico de morte encefálica.

O curso foi direcionado aos médicos intensivistas, emergencistas e profissionais que atuam na assistência a pacientes neurocríticos, preparando os profissionais para conduzir corretamente todas as etapas do diagnóstico de morte encefálica, em conformidade com os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e a legislação vigente.

*Fortalecimento da rede estadual de transplantes*

Para a enfermeira Nadja Freitas, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do HEDA, o resultado representa um ganho significativo para a assistência prestada aos pacientes.

“Esse avanço contribui para a agilização dos processos assistenciais, reduzindo o tempo para abertura dos protocolos e proporcionando maior eficiência na condução dos casos elegíveis. A ampliação do número de profissionais habilitados fortalece o fluxo assistencial da unidade, promovendo maior resolutividade e assegurando um atendimento cada vez mais ágil, seguro e de qualidade aos nossos pacientes e familiares”, ressalta.

Além de qualificar a assistência hospitalar, a iniciativa reforça o compromisso institucional com a educação permanente e a excelência dos serviços prestados, além de fortalecer a rede estadual de transplantes e ampliar as oportunidades para a doação de órgãos, um gesto de solidariedade capaz de transformar e salvar vidas.

URGENTE: Josimar Maranhãozinho é alvo de mais uma operação da Polícia Federal



A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25/6), uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao deputado federal Josimar Maranhãozinho (PL-MA), em Brasília e no Maranhão. O parlamentar é apontado pelos investigadores como líder de um esquema de corrupção envolvendo a liberação de emendas parlamentares mediante pagamento de propina por prefeitos.

Segundo a investigação, o grupo exigia dos gestores municipais o pagamento de uma taxa equivalente a 25% do valor total de cada emenda destinada ao município. De acordo com a Polícia Federal e o Ministério Público, prefeitos que se recusavam a pagar a vantagem indevida eram pressionados para aderir ac esquema.

A nova ofensiva ocorre poucas semanas após Josimar

Maranhãozinho ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa. Na ação penal, a Corte concluiu que o deputado integrava um grupo que negociava a liberação de recursos públicos em troca de propina.

Conforme a condenação, o parlamentar teria solicitado e recebido mais de R$ 1 milhão em vantagens indevidas relacionadas ao esquema de desvio de emendas parlamentares.

As investigações apontaram que a cobrança da propina incidia sobre o valor integral dos recursos destinados às prefeituras.

Apesar da condenação, Josimar Maranhãozinho permanece no exercício do mandato. A decisão ainda admite recursos e, mesmo após eventual trânsito em julgado, a perda do mandato depende de deliberação da Câmara dos Deputados, conforme prevê a Constituição.

A operação desta quinta-feira busca aprofundar as investigações sobre a atuação do grupo criminoso, identificar novos elementos de prova e verificar a possível participação de outros envolvidos no esquema.



Prefeitura de Araioses realiza implantação de iluminação em LED no povoado Giquiri



A Prefeitura de Araioses, por meio da gestão do prefeito Neto Carvalho, segue investindo na melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida da população. Na última quarta-feira, 24 de junho, foi realizada a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de LED no povoado Giquiri.

A ação contemplou diversos pontos da comunidade e tem como objetivo proporcionar mais segurança, melhor visibilidade e mais qualidade para a iluminação pública. Com a instalação das luminárias de LED, os moradores passam a contar com ruas mais iluminadas, além de um sistema mais moderno, eficiente e econômico.

A iniciativa faz parte do compromisso da gestão municipal de fortalecer a infraestrutura dos povoados, levando melhorias que impactam diretamente o dia a dia da população.

Um morador do povoado comemorou a ação. “Ficou muito melhor. Agora a iluminação está mais forte e a gente se sente mais seguro para sair de casa à noite. É uma melhoria importante para toda a comunidade”, destacou.

A gestão do prefeito Neto Carvalho segue trabalhando para levar mais desenvolvimento, infraestrutura e qualidade de vida para todas as regiões de Araioses, construindo uma nova história.

Fonte: Secom/Araioses

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Prefeitura de Araioses realiza 2ª etapa da entrega de títulos da REURB e garante mais segurança jurídica às famílias



Na manhã da quarta-feira, 24 de junho, a Prefeitura de Araioses realizou, na sede da Prefeitura Municipal, a 2ª etapa da entrega das Certidões de Títulos Imobiliários da REURB (Regularização Fundiária Urbana). A solenidade marcou mais um importante avanço para dezenas de famílias araiosenses, que passaram a receber a titulação definitiva de seus imóveis, garantindo mais segurança jurídica, valorização patrimonial e cidadania.

O evento contou com a presença do procurador do Município e presidente da Comissão da REURB, Erlan Souza; da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Dora Santos; do representante do Tribunal de Justiça do Maranhão e do Núcleo de Governança Fundiária, Robert Sousa; e do assessor jurídico e coordenador da REURB, Wagner Santos.

A Regularização Fundiária Urbana é uma política pública que assegura o direito legal à propriedade, proporcionando aos beneficiários mais tranquilidade, acesso a financiamentos, valorização dos imóveis e melhores condições de vida. Além disso, fortalece o planejamento urbano e contribui para o desenvolvimento sustentável do município.

O prefeito Neto Carvalho destacou a importância da iniciativa e reafirmou o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso à regularização fundiária, garantindo mais dignidade e segurança às famílias de Araioses.

Uma das moradoras beneficiadas comemorou a conquista e agradeceu pela entrega do documento.

“Esperei por esse momento durante muito tempo. Hoje recebo o título do meu imóvel com muita alegria e gratidão. Agradeço à Prefeitura de Araioses e ao prefeito Neto Carvalho por realizarem esse sonho e trazerem mais segurança para minha família.”

A gestão do prefeito Neto Carvalho segue investindo em ações que promovem cidadania, inclusão social e desenvolvimento, consolidando a REURB como um importante instrumento para construir uma Araioses mais organizada, justa e preparada para o futuro.

Cantor é preso em Parnaíba por débito alimentar



O Serviço de Inteligência da Polícia Militar do Piauí, deu cumprimento nesta quarta-feira (24), ao mandado de prisão cível, em face do cantor Reginaldo da Costa, de 54 anos - por conta de um débito alimentar de R$ 3.837.00, valor atualizado à última vez em 10 de abril do corrente ano.

O mandado de prisão foi expedido pela 9ª Vara de Família da Comarca de Fortaleza/CE, sendo cumprido na Rua Santana, bairro Dirceu em Parnaíba.

Após cumprimento da ordem judicial, o cantor foi levado à central de flagrantes de Parnaíba.

O prazo no mandado consta 30 dias de prisão, contados a partir da data da prisão. Em janeiro deste ano, o cantor já tinha sido preso, também, por conta de divida alimentar.

Equatorial Piauí registra 496 ocorrências de pipas na rede elétrica em 2025



_Teresina, Cristalândia do Piauí e Corrente concentram o maior número de casos neste início de ano, ultrapassando as 120 ocorrências_

Com a chegada de junho, mês marcado pelas festas juninas, pelas férias escolares e pela intensificação dos ventos, a Equatorial Piauí renova o alerta sobre os riscos de soltar pipa próximo à rede elétrica. Em 2025, a Distribuidora contabilizou 496 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas pela prática em todo o estado. Neste ano, o número já soma 123 registros, reforçando que o período mais crítico para esse tipo de acidente está apenas começando.

O trimestre de junho a agosto costuma concentrar a maior parte dos casos. É quando os ventos sopram com mais força no Piauí e, ao mesmo tempo, as crianças estão de férias da escola, com mais tempo livre para empinar pipa. A combinação faz o céu se encher de cores, mas também eleva o risco de que uma pipa toque a rede elétrica e provoque um curto-circuito, deixando bairros inteiros sem energia.





Teresina segue na liderança do ranking estadual: foram 164 ocorrências em 2025, o equivalente a 33% do total registrado no Piauí, e a capital já soma 32 casos em 2026, mantendo a primeira posição. Em 2025, o pódio foi completado por Parnaíba (37) e Cristalândia do Piauí (32). Já neste ano, chama atenção a ascensão de Cristalândia do Piauí, que aparece em segundo lugar com 16 ocorrências, seguida por Corrente, com 14 registros, um sinal de que o problema não fica restrito a capital e exige cuidado em todo o estado.

“Empinar pipa é uma brincadeira que faz parte da nossa cultura, mas quando acontece perto da rede elétrica, ela deixa de ser brincadeira e passa a ser um risco real. A pipa mesmo sem tocar diretamente nos cabos, a aproximação pode provocar arco elétrico, resultando em queimaduras graves ou morte, além de queimar equipamentos e deixar milhares de famílias sem energia. Por isso, a orientação é de nunca soltar pipa perto da rede e, se for criança brincando, que esteja sempre sob supervisão de um adulto”, alerta Marcos Tullio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí.

Os números mostram o tamanho do impacto sobre a população. Em 2025, as ocorrências envolvendo pipas deixaram 81.059 clientes sem energia em todo o Piauí. Somente nos primeiros meses de 2026, esse total já chega a 16.072 consumidores afetados, entre residências, comércios e, em alguns casos, serviços essenciais como hospitais e escolas.

A atenção precisa ser redobrada perto das redes de Alta Tensão. Diferentemente da rede comum de distribuição, esses cabos transportam uma quantidade muito maior de energia e estão presentes em subestações e em linhas que abastecem cidades inteiras ou regiões mais amplas. Uma pipa que se enrosca nesse tipo de estrutura pode provocar acidentes ainda mais graves e interrupções que afetam um número muito maior de pessoas de uma só vez. Por isso a Equatorial Piauí reforça não empine ou tente resgatar uma pipa próxima a torres, subestações ou qualquer estrutura sinalizada como Alta Tensão pois, nessas áreas, o risco de acidente fatal é ainda maior.

*Confira as dicas para garantir a segurança na hora de soltar pipa:*

• Escolha sempre um local aberto, longe da rede elétrica, postes, transformadores e subestações;

• Crianças devem brincar sempre sob a supervisão de um adulto;

• Nunca tente resgatar pipas enroscadas na rede elétrica;

• Nunca utilize cerol, linha chilena, papel alumínio ou materiais condutores na confecção da pipa, pois podem provocar acidentes graves, curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia;

• Em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da Distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800 para que uma equipe possa realizar uma avaliação técnica da situação.