quarta-feira, 24 de junho de 2026

Equatorial Piauí registra 496 ocorrências de pipas na rede elétrica em 2025



_Teresina, Cristalândia do Piauí e Corrente concentram o maior número de casos neste início de ano, ultrapassando as 120 ocorrências_

Com a chegada de junho, mês marcado pelas festas juninas, pelas férias escolares e pela intensificação dos ventos, a Equatorial Piauí renova o alerta sobre os riscos de soltar pipa próximo à rede elétrica. Em 2025, a Distribuidora contabilizou 496 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia causadas pela prática em todo o estado. Neste ano, o número já soma 123 registros, reforçando que o período mais crítico para esse tipo de acidente está apenas começando.

O trimestre de junho a agosto costuma concentrar a maior parte dos casos. É quando os ventos sopram com mais força no Piauí e, ao mesmo tempo, as crianças estão de férias da escola, com mais tempo livre para empinar pipa. A combinação faz o céu se encher de cores, mas também eleva o risco de que uma pipa toque a rede elétrica e provoque um curto-circuito, deixando bairros inteiros sem energia.





Teresina segue na liderança do ranking estadual: foram 164 ocorrências em 2025, o equivalente a 33% do total registrado no Piauí, e a capital já soma 32 casos em 2026, mantendo a primeira posição. Em 2025, o pódio foi completado por Parnaíba (37) e Cristalândia do Piauí (32). Já neste ano, chama atenção a ascensão de Cristalândia do Piauí, que aparece em segundo lugar com 16 ocorrências, seguida por Corrente, com 14 registros, um sinal de que o problema não fica restrito a capital e exige cuidado em todo o estado.

“Empinar pipa é uma brincadeira que faz parte da nossa cultura, mas quando acontece perto da rede elétrica, ela deixa de ser brincadeira e passa a ser um risco real. A pipa mesmo sem tocar diretamente nos cabos, a aproximação pode provocar arco elétrico, resultando em queimaduras graves ou morte, além de queimar equipamentos e deixar milhares de famílias sem energia. Por isso, a orientação é de nunca soltar pipa perto da rede e, se for criança brincando, que esteja sempre sob supervisão de um adulto”, alerta Marcos Tullio, Executivo de Segurança da Equatorial Piauí.

Os números mostram o tamanho do impacto sobre a população. Em 2025, as ocorrências envolvendo pipas deixaram 81.059 clientes sem energia em todo o Piauí. Somente nos primeiros meses de 2026, esse total já chega a 16.072 consumidores afetados, entre residências, comércios e, em alguns casos, serviços essenciais como hospitais e escolas.

A atenção precisa ser redobrada perto das redes de Alta Tensão. Diferentemente da rede comum de distribuição, esses cabos transportam uma quantidade muito maior de energia e estão presentes em subestações e em linhas que abastecem cidades inteiras ou regiões mais amplas. Uma pipa que se enrosca nesse tipo de estrutura pode provocar acidentes ainda mais graves e interrupções que afetam um número muito maior de pessoas de uma só vez. Por isso a Equatorial Piauí reforça não empine ou tente resgatar uma pipa próxima a torres, subestações ou qualquer estrutura sinalizada como Alta Tensão pois, nessas áreas, o risco de acidente fatal é ainda maior.

*Confira as dicas para garantir a segurança na hora de soltar pipa:*

• Escolha sempre um local aberto, longe da rede elétrica, postes, transformadores e subestações;

• Crianças devem brincar sempre sob a supervisão de um adulto;

• Nunca tente resgatar pipas enroscadas na rede elétrica;

• Nunca utilize cerol, linha chilena, papel alumínio ou materiais condutores na confecção da pipa, pois podem provocar acidentes graves, curtos-circuitos e interrupções no fornecimento de energia;

• Em qualquer situação de pipa no sistema elétrico da Distribuidora, entre em contato com a central no número 0800 086 0800 para que uma equipe possa realizar uma avaliação técnica da situação.

*-CER IV entrega aparelhos auditivos e devolve autonomia e qualidade de vida a pacientes com perda auditiva*


_Ao todo, 30 pacientes do CER IV de Parnaíba receberam os novos aparelhos auditivos, recuperando a dignidade e a conexão com os familiares e o dia a dia_

A emoção tomou conta de Maria da Paixão Souza Rocha, que, aos 70 anos, voltou a ouvir sons que haviam se tornado apenas lembranças. Ela é um dos pacientes do Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), em Parnaíba, a receber aparelhos auditivos.

Devolver a capacidade de ouvir representa muito mais do que um ganho funcional. Somente nesta etapa, o CER IV, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), realizou a entrega de 30 aparelhos auditivos, proporcionando mais autonomia, inclusão social e qualidade de vida aos usuários atendidos pelo serviço.

“Quando uma pessoa volta a escutar a voz dos filhos, dos netos, consegue participar das conversas e retomar atividades simples do cotidiano, estamos promovendo dignidade, autonomia e inclusão. Esse é o nosso compromisso: cuidar das pessoas de forma integral e humanizada”, afirma Paulo Rangel, diretor do CER IV.

Por muitos anos, Maria conviveu com a perda auditiva e enfrentou dificuldades para acompanhar conversas, compreender os familiares e participar plenamente dos momentos do dia a dia. Antes de receber o dispositivo, ela passou por uma série de avaliações e exames especializados que permitiram identificar suas reais necessidades auditivas.

A história de superação é compartilhada por Bernardo Oliveira, de 74 anos, morador da localidade Baixa do Longá, em Buriti dos Lopes. Após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), ele também passou a conviver com dificuldades auditivas que impactaram diretamente sua comunicação e qualidade de vida.

Bernardo conta que, por não conseguir ouvir bem, muitas vezes foi alvo de brincadeiras e comentários em tom de deboche. Situações que, apesar de enfrentadas com serenidade, acabavam causando desconforto e reforçando o sentimento de isolamento. Agora, com o novo aparelho auditivo, diz preferir encarar a situação com bom humor.

“Agora sou eu que vou tirar onda com eles. Esse aparelho é moderno demais, quase ninguém percebe que estou usando”, brincou Bernardo, feliz por recuperar a capacidade de ouvir e voltar a participar das conversas com mais segurança e autonomia.

*Do encaminhamento à adaptação, cuidado em cada etapa*

O acesso ao serviço de saúde auditiva do CER IV começa ainda na Atenção Primária. O paciente é encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e, ao chegar ao centro especializado, inicia um percurso de avaliação conduzido por uma equipe multiprofissional.

A fonoaudióloga Iarly Castro explica que a primeira etapa consiste na consulta com o médico otorrinolaringologista, responsável por avaliar as condições do ouvido e identificar possíveis obstruções por cerume, processos infecciosos ou outras alterações que possam interferir na audição.

Em seguida, o paciente é encaminhado para a avaliação audiológica, que pode incluir exames como a audiometria ou o Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (BERA), conforme a necessidade de cada caso.

“Essas avaliações permitem identificar o tipo e o grau da perda auditiva, além de mensurar os impactos que pode causar na comunicação e na qualidade de vida do paciente. Também realizamos a pré-moldagem das orelhas, etapa importante para a confecção dos moldes que serão acoplados aos aparelhos auditivos quando houver indicação”, explica.

Com a chegada das próteses auditivas, os usuários retornam ao CER IV para a fase de adaptação. Nesse momento, a fonoaudióloga realiza a programação dos aparelhos, orienta sobre o uso correto, os cuidados necessários e agenda um retorno após aproximadamente 15 dias de utilização para avaliar o desempenho, esclarecer dúvidas e realizar ajustes, caso sejam necessários.

“Tudo é feito com muito cuidado e carinho, desde a avaliação audiológica até o momento da entrega do aparelho. Nosso objetivo é garantir que cada paciente tenha acesso ao recurso mais adequado para favorecer sua comunicação e participação social”, conclui Iarly.








AtlasIntel: Júlio César cresce na disputa ao Senado e registra a menor rejeição entre os principais candidatos



Impulsionado pelo desempenho da base governista e pelo amplo apoio do eleitorado piauiense ao presidente Lula, o deputado federal Júlio César (PSD) ampliou sua presença na disputa pelo Senado e aparece consolidado entre os dois primeiros colocados na mais recente pesquisa AtlasIntel divulgada em junho de 2026.

O levantamento reforça a força política do grupo liderado pelo governador Rafael Fonteles na disputa pelas duas vagas ao Senado Federal. Considerando os votos válidos — critério utilizado pela Justiça Eleitoral, que exclui brancos, nulos e indecisos — a chapa governista aparece na dianteira:

* Marcelo Castro (MDB): 30,5%

* Júlio César (PSD): 23,8%

* Ciro Nogueira (PP): 19,0%

Somados, Marcelo Castro e Júlio César alcançam 54,3% dos votos válidos, colocando os candidatos da base governista à frente na corrida pelas duas vagas ao Senado.

Júlio César amplia desempenho na disputa

Na comparação com levantamentos anteriores da própria AtlasIntel, Júlio César apresenta evolução e amplia sua competitividade na disputa. O deputado aparece consolidado entre os principais nomes da eleição e fortalece sua posição dentro da chapa governista.

Um dos indicadores que chamam atenção no levantamento é o cenário do segundo voto para o Senado. Nesse recorte, Júlio César aparece em primeiro lugar, com 18,3% das intenções de voto, demonstrando potencial de ampliar apoios em diferentes segmentos do eleitorado.

Rejeição


Além do crescimento nas intenções de voto, Júlio César chega à pré-campanha com outro trunfo: a baixa rejeição. Segundo a AtlasIntel, o deputado federal registra 19% de imagem negativa, o menor percentual entre os principais pré-candidatos ao Senado. Marcelo Castro aparece com 22%, enquanto Ciro Nogueira soma 61%.

Na avaliação de lideranças políticas, esse cenário amplia o potencial de crescimento de Júlio César ao longo da campanha. Com baixa resistência do eleitorado e inserido na base liderada pelo governador Rafael Fonteles e pelo presidente Lula, o deputado é apontado por aliados como um nome capaz de atrair eleitores que ainda não consolidaram o segundo voto para o Senado.

Fator Lula e força da base governista

O desempenho de Júlio César ocorre em um cenário de forte aprovação do campo governista no Piauí. A pesquisa AtlasIntel mostra que o presidente Lula lidera a disputa presidencial no estado com 63,9% das intenções de voto.

Com o eleitorado piauiense majoritariamente alinhado aos governos de Lula e Rafael Fonteles, a candidatura de Júlio César surge como um dos principais ativos da base governista para a disputa ao Senado. Aliados avaliam que o alinhamento político entre Brasília e o Palácio de Karnak poderá ser um dos fatores decisivos da eleição, sobretudo diante do elevado apoio popular ao presidente Lula no estado.

Clinica Ultra Pax






terça-feira, 23 de junho de 2026

Homem é preso com pistola 9mm após disparos em ocorrência de violência doméstica em Parnaíba



Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (22) após uma ocorrência de violência doméstica com disparos de arma de fogo no bairro Planalto, em Parnaíba.

De acordo com informações da Patrulha Maria da Penha do 27º Batalhão da Polícia Militar, a equipe foi acionada pelo COPOM por volta das 8h para atender uma denúncia de violência doméstica na Rua Pedro Machado de Morais.

Ao chegar ao local, os policiais foram informados por vizinhos que o suspeito, identificado como Francisco das Chagas Lima de Araújo, teria efetuado três disparos para o alto durante uma discussão envolvendo sua companheira e moradores da região.

Os militares iniciaram acompanhamento tático após receberem informações de que o casal deixava o local em uma motocicleta Honda Pop preta. Ambos foram abordados ainda nas proximidades.

Durante a busca pessoal, os policiais encontraram com Francisco uma pistola Taurus calibre 9mm com numeração suprimida, municiada com 11 cartuchos intactos. Também foram localizados estojos de munição deflagrada, sendo um no bolso do suspeito e outro no local da ocorrência.

A mulher que seria vítima da suposta violência doméstica informou aos policiais que houve apenas uma discussão de casal e declarou não ter interesse em representar contra o companheiro, afirmando que não sofreu agressões físicas ou verbais.

A arma e as munições foram apreendidas. Com apoio da Força Tática, o casal foi conduzido à Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis.

A Polícia Civil ficará responsável pela investigação do caso.

NOTA DE FALECIMENTOS

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. JOSÉ NELSON ROCHA, 93 anos de idade, falecido às 18h 55min do dia (22.06.2026) no Hospital Marques Basto em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no Salão de Velório em Parnaíba-PI e o sepultamento será realizado às 16h no cemitério da cidade.

2. MARIA DO ROSÁRIO PEREIRA DOS SANTOS, 71 anos de idade, falecida às 20h 30min do dia (22.06.2026) em sua residência na Avenida São Sebastião, n°999, Bairro de Fátima, onde está sendo velada. O sepultamento será às 16h de hoje (23.06.2026) no cemitério São Sebastião.

3. MARIA DO SOCORRO DA CONCEIÇÃO, 83 anos de idade, falecida às 19h 17min do dia (22.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado na Rua São Leopoldo, n°999, Bairro Frei Higino. O sepultamento será às 17h de hoje (23.06.2026) no cemitério Santana.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 23 de junho de 2026.

NOTA DE FALECIMENTOS


A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:



1. JOSÉ MARCELINO PEREIRA DE OLIVEIRA, 71 anos de idade, falecido às 06h 30min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para o Povoado Marruazinho, zona rural de Esperantina-PI, onde foi velado e sepultado.

2. NATIMORTO DE MARIA SALETE DOS SALES, falecido às 15h do dia (20.06.2026) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi removido direto para o cemitério Santana.

3. MANOEL DE JESUS PEREIRA DE OLIVEIRA, 56 anos de idade, falecido às 19h 40min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi velado na Rua Manoel de Souza, n°150 em Luís Correia-PI. O sepultamento no cemitério do Povoado Tabual, zona rural de Tutóia-PI.

4. FRANCISCO CANDEIRA DE ALBUQUERQUE, 74 anos de idade, falecido às 17h 20min do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi velado no SALÃO DE VELÓRIO VIP DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 16h do dia (21.06.2026) no cemitério São Sebastião.

5. FRANCISCO FREITAS TOMAZ, 88 anos de idade, falecido às 11h 20min do dia (20.06.2026) no SAMU de Parnaíba-PI. O corpo foi velado no SALÃO DE VELÓRIO I DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 16h do dia (21.06.2026) no cemitério Santana.

6. FLORISA RODRIGUESDE SOUSA ARAÚJO, 62 anos de idade, falecida às 20h do dia (20.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Piripiri-PI, onde foi velado e sepultado.

7. MARIA CELESTE SALES, 76 anos de idade, falecida às 10h 55min do dia (21.06.2026) em sua residência na Rua Chagas Costa, n°1151, Bairro Bel Vista em Joaquim Pires-PI, onde foi velada. O sepultamento ocorreu às 06h de ontem (22.06.2026) no cemitério da cidade.

8. ANTÔNIO LÚCIO SANTOS SOUSA, 72 anos de idade, falecido às 06h 08min de hoje (22.06.2026) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no SALÃO DE VELÓRIO II DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 08h de hoje (23.06.2026) no cemitério da Fraternidade.

9. OTÁVIO ASSIS DO NASCIMENTO, 68 anos de idade, falecido às 08h do dia (22.06.2026) em domicilio no Conjunto Dom Rufino II, Q A4, C 03, Bairro Primavera, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 17h 30min no cemitério São Sebastião.

Informou a Pax União.


Parnaíba – PI, 22 de junho de 2026.

FALECIMENTO


Ex-presidiário Marcos Pelebreu é preso em Parnaíba

A prisão é decorrente de condenação com base no crime de roubo




Equipe do Serviço de Inteligência da PM deu entrada na central de flagrantes de Parnaíba no início da tarde desta terça-feira (23), conduzindo o ex-presidiário Marcos Roberto de Moura Sales, 38 anos, o Pelebreu.

O mandado de prisão cumprido contra ele, é decorrente de condenação com trânsito em jugado no crime de roubo, com pena restante de 08 anos, 04 meses e 262 dias no regime fechado.

Na quarta-feira (24), passará pela audiência de custódia em Parnaíba.

Em setembro de 2013, pelebreu foi preso envolvido em assalto no meio do mato depois que rolou programa sexual entre sua comparsa e um ciclista, que teve a bicicleta levada (REVEJA).

Em fevereiro do mesmo ano, pelebreu assaltou um subtenente do corpo de bombeiros. (REVEJA)


A CONTA CHEGOU AGORA....




POLÍCIA ESTOURA BOCA DE FUMO NO BAIRRO JOÃO XXIII EM PARNAÍBA




Uma ação do serviço de inteligência da polícia militar do Piauí, estourou um ponto de venda de drogas na Rua Francisca Borges, bairro João XXIII em Parnaíba, na noite deste domingo, (21/06).

A policia chegou ao endereço após prender um usuário em posse de 04 trouxas de maconha, que acabara de comprar no local.

Neste ponto, apareceu vários usuários para comprar crack e maconha.

O morador da casa foi identificado como Leandro de Souza Araújo, "Ratinho", de 40 anos. Neste imóvel a policia apreendeu 214 pedrinhas de crack, 87 buchas de maconha, 22 papelotes de cocaína, 01 rolo de papel filme, R$ 357 em espécie e dois aparelhos celulares.

A PM informou que a mesma casa já havia sido alvo de operação da polícia militar contra o tráfico de drogas.

Informações do Portal do Catita