segunda-feira, 22 de junho de 2026

Mulher é presa após agredir idosa e morder policial durante ocorrência em Parnaíba



Uma mulher foi presa na noite deste domingo (21), por volta das 19h15, durante uma ocorrência de violência doméstica nas proximidades da Praça do Amor II, na Avenida 19 de Outubro, em Parnaíba.

A equipe da ROCAM 02 foi acionada pelo COPOM e, ao chegar ao local, flagrou a suspeita agredindo fisicamente uma senhora. Durante a intervenção policial, a mulher resistiu à abordagem, apresentou comportamento agressivo e chegou a morder o braço de um policial militar.

Para conter a resistência e garantir a segurança de todos os envolvidos, foi necessário o uso de algemas, conforme prevê a legislação. Diante do comportamento apresentado pela conduzida, o SAMU foi acionado, porém ela recusou atendimento médico, sendo lavrado o termo de recusa.

A vítima deixou o local antes de ser identificada e, segundo testemunhas, foi encaminhada por terceiros ao hospital.

A suspeita, identificada como Zélia da Conceição Araújo, foi conduzida à Central de Flagrantes, onde foi apresentada à autoridade policial para os procedimentos legais cabíveis.

domingo, 21 de junho de 2026

Dois veículos se envolvem em colisão no bairro Conselheiro Alberto Silva.



Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na tarde deste domingo (21), na Rua José Gomes de Araújo, próximo à esquina de um estúdio de unhas, no bairro Conselheiro Alberto Silva, em Parnaíba.

A colisão chamou a atenção de moradores e de motoristas que passavam pelo local, gerando movimentação na região. As circunstâncias do acidente ainda não foram oficialmente esclarecidas.

Apesar do impacto, até o momento não há informações confirmadas sobre feridos graves.

As autoridades devem apurar as causas da ocorrência. Mais informações poderão ser divulgadas à medida que forem confirmadas.

Portal Litoral Notícias – Onde a notícia chega primeiro.

sábado, 20 de junho de 2026

COMUNICADO DE FALECIMENTOS


A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:


1. ADRIANO FERREIRA LIMA, 33 anos de idade, falecido às 09h 50min do dia (19.06.2026) em sua residência no Abrigo Monte Moriá em Parnaíba-PI, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 15h do dia (19.06.2026) no cemitério da Fraternidade.

2. ANA MARIA DE SOUSA MESQUITA, 93 anos de idade, falecida na Santa Casa de Misericórdia em Sobral-Ce. O corpo será trasladado para Parnaíba-PI e velado no SALÃO DE VELÓRIO I DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 17h de hoje (20.06.2026) no cemitério da Igualdade.

3. SEBASTIÃO RODRIGUES DE AGUIAR, 82 anos de idade, falecido às 02h de hoje (20.06.2026) em sua residência na Rua Borges Machado, n°15, Bairro Pindorama, onde está sendo velado. O sepultamento será às 17h 30min de hoje (20.06.2026) no cemitério São Sebastião.

4. ANTÔNIO JOSÉ PEREIRA DA SILVA, 52 anos de idade, falecido na manhã de hoje (20.06.2026) em sua residência na Rua Principal, s/n, Povoado Jabuti em Água Doce-Ma, onde está sendo velado.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.


Parnaíba – PI, 20 de junho de 2026.

COMUNICADO DE FALECIMENTO


sexta-feira, 19 de junho de 2026

Central de Diagnóstico de Parnaíba realiza encontro de alinhamento com reguladores da Planície Litorânea e Cocais



Além de promover troca de experiências entre reguladores, a iniciativa busca otimizar o fluxo de agendamento de exames e fortalecer a integração entre os municípios e a Central_

Para manter o diálogo permanente e qualificar a assistência prestada, a Central de Diagnóstico de Parnaíba promoveu um encontro de alinhamento com os profissionais responsáveis pela regulação e marcação de exames dos municípios das regiões da Planície Litorânea e dos Cocais.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a comunicação entre os municípios e a unidade, gerida pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), além de aperfeiçoar os fluxos de agendamento e ampliar a resolutividade dos serviços ofertados à população.




“Esse momento é fundamental para estreitarmos a comunicação com os municípios, ouvirmos suas demandas, esclarecermos dúvidas e alinharmos estratégias que tornem o acesso aos exames cada vez mais ágil e organizado”, pontua Yasmin Soares, gerente da Central de Diagnóstico de Parnaíba. “Nosso compromisso é trabalhar de forma integrada para oferecer um atendimento humanizado, eficiente e resolutivo à população que depende dos serviços da central de diagnóstico”, afirma.

Durante a reunião, foram discutidas as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios, além de assuntos relacionados aos procedimentos de marcação de exames e à oferta e disponibilidade dos serviços. O encontro também possibilitou a construção conjunta de estratégias para otimizar processos e garantir maior eficiência no acesso aos exames especializados.

Atualmente, a Central de Diagnóstico disponibiliza exames de raio-X, ultrassonografia, mamografia e análises laboratoriais, além de consultas com especialistas e atendimentos por meio do programa Piauí Saúde Digital, que conta com 10 especialidades médicas.

*Atendimento mais qualificado e resolutivo*

Para Fatinha Lustosa, reguladora do município de São José do Divino, o encontro representou um importante espaço de diálogo e construção conjunta entre os municípios e a Central de Diagnóstico de Parnaíba.

“Com toda certeza, o diálogo sempre será o caminho para o acerto. Este encontro foi uma oportunidade importante para esclarecer dúvidas, conhecer melhor a oferta dos serviços disponíveis e aprimorar os processos de regulação. Sou assistente social de formação e acredito que momentos como este fortalecem a comunicação entre os municípios e os serviços de saúde, contribuindo para um atendimento mais qualificado e resolutivo para a população”, destaca.

A reguladora ressalta ainda que a iniciativa possibilitou maior compreensão sobre os fluxos assistenciais e a disponibilidade dos serviços ofertados pela Central de Diagnóstico, favorecendo um processo de regulação mais eficiente e alinhado às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Central de Diagnóstico de Parnaíba está localizada na Rua Rodrigues Coimbra, em frente ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Todos os atendimentos realizados são públicos e gratuitos, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7 às 18 horas, exceto feriados.

ROCAM prende motociclista após fuga e direção perigosa em Parnaíba


Na noite desta quinta-feira (18), por volta das 18h50, uma equipe da ROCAM da Polícia Militar do Piauí realizou a prisão de um motociclista após um acompanhamento tático que teve início no bairro Santa Luzia e terminou no bairro Bebedouro, em Parnaíba.

Durante patrulhamento ostensivo, os policiais avistaram um motociclista em atitude suspeita e deram ordem de parada. No entanto, o condutor desobedeceu à determinação policial e iniciou fuga em alta velocidade, realizando diversas manobras perigosas e colocando em risco a segurança de pedestres e demais usuários das vias públicas.

Após acompanhamento tático por várias ruas da cidade, o suspeito foi interceptado na Rua Campo Maior, no bairro Bebedouro.

Diante dos fatos, o condutor, identificado como Carlos Renan dos Santos Rodrigues, foi conduzido à Central de Flagrantes para a adoção dos procedimentos legais cabíveis.

A ação reforça o compromisso da ROCAM no combate à criminalidade, garantindo maior segurança à população.

SSP-PI cumpre mais de 100 mandados contra organização criminosa com atuação no litoral do estado



A investigação teve início em 2024, após a apreensão de um aparelho celular durante uma ação operacional.


A Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Civil e Polícia Militar, nesta sexta-feira (19), deflagrou a Operação Cerco das Águas, voltada ao enfrentamento de uma organização criminosa.




Durante a ação foram cumpridos 104 mandados judiciais de busca e apreensão e de prisão nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Avelino Lopes e Teresina, além das cidades de Chaval, no Ceará e um alvo no estado do Tocantins.

A investigação teve início em 2024, após a apreensão de um aparelho celular durante uma ação operacional. A análise do conteúdo extraído do dispositivo revelou indícios da atuação de integrantes vinculados à organização criminosa na região, o que motivou o aprofundamento das investigações.

A partir das informações obtidas, foram adotadas diversas medidas investigativas, incluindo interceptações telefônicas e telemáticas, que permitiram mapear a estrutura da organização criminosa, identificar seus integrantes, colaboradores e a rede de apoio utilizada para manutenção das atividades ilícitas.

As investigações também possibilitaram a identificação do núcleo de sustentação ligado ao indivíduo conhecido como “Seu Léo”, apontado como uma das principais lideranças regionais da organização criminosa em Parnaíba. Segundo os levantamentos, ele possui diversos mandados de prisão em aberto e exerceria papel estratégico na articulação das ações do grupo criminoso. Além disso, foram identificados integrantes e pessoas cooptadas pela organização, incluindo indivíduos com passagem pelo sistema prisional.

Durante a operação, as equipes policiais atuaram de forma simultânea para desarticular estruturas de apoio, comunicação e logística utilizadas pela organização criminosa, atingindo diretamente sua capacidade de atuação e expansão na região.

O delegado Ayslan Magalhães, titular da Delegacia Seccional de Parnaíba, ressaltou que o trabalho das forças de segurança busca enfraquecer não apenas a prática criminosa, mas também toda a estrutura que permite a permanência das organizações criminosas nos territórios.

“O crime organizado tenta se fortalecer por meio do medo, da cooptação de pessoas e da ocupação de espaços estratégicos. Nossa atuação tem sido direcionada justamente para quebrar essa dinâmica, identificando quem financia, quem dá suporte e quem contribui para a manutenção dessas estruturas criminosas. Esta operação demonstra a capacidade de integração das forças de segurança e o compromisso do Estado em manter uma presença firme e permanente no enfrentamento às organizações criminosas que atuam no litoral piauiense”, pontuou o delegado.

A ação foi coordenada pela 1ª Divisão de Repressão e Combate ao Tráfico de Drogas e contou com o apoio da Delegacia Seccional de Parnaíba, Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), Guarda Civil Municipal, Polícia Penal, Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, além de equipes do BOPE, BEPI e BOPAer.

Fonte: SSP/PI

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Gracinha Mão Santa mantém liderança em pesquisas e consolida força política no litoral do Piauí


Resultado reforça a presença da parlamentar na preferência dos eleitores da Planície Litorânea. Sequência de pesquisas indica estabilidade do nome de Gracinha no cenário político regional.

A deputada estadual Gracinha Mão Santa segue aparecendo em posição de destaque nas pesquisas eleitorais realizadas no litoral do Piauí, consolidando seu nome como uma das principais referências políticas da região.

O levantamento mais recente, realizado pelo Instituto Amostragem em parceria com a TV Costa Norte, aponta a parlamentar como líder na intenção de voto espontânea para deputado estadual em Parnaíba, reforçando uma tendência já observada em outras consultas eleitorais realizadas no litoral.

O resultado mantém Gracinha Mão Santa em evidência entre os eleitores da Planície Litorânea, região onde construiu sua trajetória política e onde mantém forte atuação parlamentar.

A pesquisa ouviu 300 eleitores entre os dias 4 e 7 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 5,54 pontos percentuais e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número PI-08230/2026.

Além dos números, o cenário também chama atenção pelo alto índice de eleitores que ainda não definiram sua escolha, indicando um quadro eleitoral em construção e sujeito a novas movimentações ao longo do período.

A continuidade da presença de Gracinha Mão Santa entre os nomes mais lembrados reforça o peso político da deputada no litoral piauiense e mantém sua atuação como um dos fatores centrais do debate eleitoral regional.

Gracinha Mão Santa mantém liderança em pesquisas e consolida força política no litoral do Piauí


Resultado reforça a presença da parlamentar na preferência dos eleitores da Planície Litorânea. Sequência de pesquisas indica estabilidade do nome de Gracinha no cenário político regional.

A deputada estadual Gracinha Mão Santa segue aparecendo em posição de destaque nas pesquisas eleitorais realizadas no litoral do Piauí, consolidando seu nome como uma das principais referências políticas da região.

O levantamento mais recente, realizado pelo Instituto Amostragem em parceria com a TV Costa Norte, aponta a parlamentar como líder na intenção de voto espontânea para deputado estadual em Parnaíba, reforçando uma tendência já observada em outras consultas eleitorais realizadas no litoral.

O resultado mantém Gracinha Mão Santa em evidência entre os eleitores da Planície Litorânea, região onde construiu sua trajetória política e onde mantém forte atuação parlamentar.

A pesquisa ouviu 300 eleitores entre os dias 4 e 7 de junho de 2026. O levantamento possui margem de erro de 5,54 pontos percentuais e está registrado na Justiça Eleitoral sob o número PI-08230/2026.

Além dos números, o cenário também chama atenção pelo alto índice de eleitores que ainda não definiram sua escolha, indicando um quadro eleitoral em construção e sujeito a novas movimentações ao longo do período.

A continuidade da presença de Gracinha Mão Santa entre os nomes mais lembrados reforça o peso político da deputada no litoral piauiense e mantém sua atuação como um dos fatores centrais do debate eleitoral regional.

Neto Carvalho segue reunindo lideranças e fortalecendo pré-candidaturas de João Igor Carvalho e Erlânio Xavier



Em mais um movimento de articulação política na região do Baixo Parnaíba, a liderança Carneirinho esteve reunida nesta quinta-feira (18) com o prefeito Neto Carvalho, reforçando seu compromisso com as pré-candidaturas de João Igor Carvalho e Erlânio Xavier.


O encontro serviu para consolidar o alinhamento político em torno do projeto que busca fortalecer a representatividade da região nas eleições de 2026. Durante a reunião, Carneirinho reafirmou seu apoio ao grupo liderado por Neto Carvalho, destacando a importância da união das lideranças locais em favor do desenvolvimento de Araioses e dos municípios vizinhos.

Na ocasião, também esteve presente o vereador Júlio César Oliveira, que recebeu oficialmente a adesão política da liderança Carneirinho. O gesto foi interpretado como mais um passo no fortalecimento das alianças que vêm sendo construídas no município, ampliando a base de apoio ao grupo político.

Segundo participantes do encontro, o momento foi marcado pelo diálogo, pela reafirmação de compromissos e pela construção de estratégias voltadas ao fortalecimento das futuras candidaturas. A expectativa é que novas adesões e alianças sejam anunciadas nos próximos meses, consolidando ainda mais o projeto político na região.

O Prefeito Neto Carvalho segue também apoiando a pré candidatura de Orleans Brandão em toda a região para Governador do Maranhão.