sábado, 23 de março de 2019

Celulares irregulares serão bloqueados visando à falsificação


Resultado de imagem para Celulares irregulares serão bloqueados no Ceará
A medida irá bloquear celulares piratas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste

Mais de 13 mil celulares irregulares vão ser bloqueados no Ceará a partir deste domingo, dia 24 de março. A ação é realizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e visa combater a falsificação e clonagem de aparelhos.

O bloqueio faz parte do projeto "Celular Legal" e está na última etapa. Já foram bloqueados mais de 244 mil celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531 mil mensagens de aviso a aparelhos irregulares até o momento. A medida irá bloquear celulares piratas nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste.

Segundo o engenheiro eletricista e ex-ministro das Comunicações, Juarez Quadros, o bloqueio visa inibir a venda de aparelhos não homologados no país.

O celular irregular é aquele que não tem o selo da Anatel que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia celular, a qualidade dos serviços e a segurança do cliente. O selo normalmente está no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual.

O IMEI é o código de identificação do celular composto por 15 dígitos, que permite conferir a marca e o modelo. Para saber se o número de IMEI é legal, basta digitar #*06#. Se a numeração coincidir com a que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de ser falsificado.

Um celular sem certificação pode aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e causar incêndio, pois não passou pelos testes necessários.