quarta-feira, 29 de outubro de 2025

Exploração de petróleo na Margem Equatorial deve beneficiar Norte e Nordeste, afirma Rafael Fonteles


O governador do Piauí, Rafael Fonteles, destacou os potenciais benefícios econômicos e sociais para as regiões Norte e Nordeste com a exploração de petróleo na Margem Equatorial da Foz do Amazonas. Em entrevista concedida nesta terça-feira (28) a uma emissora de televisão nacional em São Paulo, Fonteles afirmou que os recursos gerados serão aplicados no financiamento da transição energética e em políticas de desenvolvimento regional.

Foto: (Foto: Juliana Oliveira.)

Recentemente, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concedeu autorização à Petrobras para perfuração de poços na região, após a empresa realizar ajustes nos projetos visando maior segurança operacional e reforço na proteção ambiental. O plano da companhia prevê investimentos de US$ 3 bilhões até 2029, com a perfuração de 15 poços e utilização de tecnologias que reduzem emissões de gases poluentes.

Segundo o governador, a exploração beneficiará diversos estados, do Amapá ao Rio Grande do Norte, incluindo o Piauí. Os impactos positivos deverão ocorrer por meio da geração de empregos, aumento da arrecadação de royalties e investimentos em infraestrutura, saneamento e áreas sociais. Fonteles reforçou que, apesar do caráter de longo prazo do processo, os recursos provenientes de combustíveis fósseis serão estratégicos para viabilizar a transição energética de forma sustentável.

Fonte: Governo do Piauí