O governador Rafael Fonteles representará o Piauí na 30ª Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), entre os dias (10/11 e 12/11). A participação marca a inserção do estado nas discussões internacionais sobre mudanças climáticas e destaca seu papel como referência nacional em energia renovável e políticas ambientais de baixo carbono.
O governador Rafael Fonteles integrará o painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí”, no Pavilhão Brasil, ao lado de representantes de instituições nacionais e internacionais, no dia (11/11). Durante o debate, o governador apresentará as ações de mitigação adotadas pelo estado e os avanços na matriz energética, que hoje é composta quase integralmente por fontes limpas — 99,75% da energia produzida é eólica ou solar.
Foto: governo do estado do Piauí
O evento também será palco para a exposição do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC), documento que estabelece metas e diretrizes para a descarbonização e adaptação às novas realidades ambientais. No campo da compensação de emissões, o Piauí vem se estruturando para operar o modelo REDD+ Jurisdicional, que valoriza biomas como o Cerrado e a Caatinga, transformando-os em ativos ambientais capazes de gerar receita com base em resultados sustentáveis.
Além do painel principal, o estado participa de outros espaços da COP30, como a Casa Abema e o Consórcio Nordeste, levando experiências em políticas públicas, como o ICMS Ecológico e o projeto Zero Lixões. Para Fonteles, a presença do Piauí no evento é mais do que uma vitrine: é uma oportunidade de consolidar parcerias e atrair investimentos voltados a uma economia verde, inclusiva e tecnologicamente avançada.
Fonte: Governo do Piauí