sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Acusados de assassinar venezuelano a tiros em 2023, no Piauí, são condenados a mais de 20 anos de prisão

Crime aconteceu em dezembro de 2023 e os acusados foram presos em setembro de 2024; outro envolvido no crime morreu um mês após o crime

Dois homens identificados como Luis Fernandes Alves da Silva Absolon e Ivan de Aguiar Miranda foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) a 20 anos e 23 anos e 4 meses de reclusão, respectivamente, pelo crime de homicídio qualificado contra o venezuelano Anderson Miguel Dario Mendoza Marin. O caso ocorreu em 21 de dezembro de 2023, no município de Oeiras.

De acordo com a denúncia, o crime foi cometido por motivo torpe, mediante meio cruel e com recurso que dificultou a defesa da vítima. A vítima era venezuelana e morava na cidade piauiense há pelo menos 6 anos. Familiares informaram à polícia que Anderson trabalhava no ramo de financeiras e venda de boletos da sorte no centro da cidade.


Venezuelano foi executado com quatro tiros em Oeiras, no Piauíreprodução

Os réus foram levados a julgamento em sessão plenária do Tribunal Popular do Júri de Oeiras, realizada nesta quinta-feira (06) e o Conselho de Sentença acolheu integralmente a tese apresentada pelo Ministério Público.

Ivan de Aguiar Miranda foi condenado a 23 anos e 4 meses de reclusão, em regime fechado, pelo crime de homicídio qualificado, conforme o art. 121, § 2º, incisos I, III e IV, do Código Penal. Já Luis Fernandes Alves da Silva Absolon recebeu pena de 20 anos de reclusão, também em regime fechado, pelo mesmo delito e com base no mesmo dispositivo legal.
Entenda o caso

Um homem identificado como Anderson Miguel Dario, de 29 anos, foi morto a tiros em dezembro de 2023, na cidade de Oeiras, Sul do Piauí. A vítima estava trafegando pelo Anel Viário quando dois homens, trajando jaqueta escura e com capacete, se aproximaram e efetuaram os disparos.


Candidato a vereador e vigilante são presos suspeitos de envolvimento com morte de venezuelano no PiauíDivulgação


De acordo com a Polícia Civil de Oeiras, o candidato a vereador Ivan de Aguiar teria sido contratado para executar o venezuelano e negociou com outros dois homens: Luis Fernandes e Genilson Lima, que trabalhavam como vigilantes noturno.

Um mês após o crime, Genilson Lima de Sousa, um dos executores, foi morto a tiros na cidade de Água Branca.

Fonte: Portal A10+

Justiça autoriza extração de dados dos celulares de empresários da rede de postos HD


Decisão foi assinada pelo juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos.

A Justiça do Piauí autorizou a extração dos dados armazenados em celulares apreendidos com empresários investigados na Operação Carbono Oculto 86, que apura um suposto esquema de ocultação de patrimônio e lavagem de dinheiro ligado à rede de postos HD, com atuação atribuída à facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A decisão foi assinada pelo juiz da Central de Inquéritos, Valdemir Ferreira Santos.
Haran Santhiago Girão Sampaio e Danillo Coelho de Sousa ao lado das namoradas

A medida atinge os investigados Haran Santhiago Girão Sampaio, Danillo Coelho de Sousa, Moisés Eduardo Soares Pereira, Salatiel Soido de Araújo, Denis Alexandre Jotesso Villani e João Revoredo Mendes Cabral Filho.

Ao fundamentar o despacho, o magistrado ressaltou que o direito constitucional ao sigilo de dados pode ser afastado quando houver ordem judicial devidamente justificada. Ele mencionou ainda o Marco Civil da Internet, que condiciona o acesso a conteúdos privados à autorização da Justiça.
continua após a publicidade


Rede de Postos HD é interditada durante Operação Carbono Oculto 86 no Piauí. Foto: Divulgação/SSP-PI

“Em análise do caso concreto, entendo que a extração de dados contidos nos aparelhos celulares apreendidos dos investigados mostra-se imprescindível para a elucidação da complexa estrutura criminosa em análise”, destacou.

Segundo o juiz, as informações armazenadas nos dispositivos eletrônicos podem revelar a comunicação interna do grupo, movimentação de valores ilícitos e instruções operacionais que ajudem a esclarecer como funcionava a divisão de tarefas dos suspeitos. A decisão também aponta que há fortes indícios de autoria e materialidade dos crimes sob investigação, o que torna a medida legítima e necessária para o avanço das apurações.
Celulares apreendidos durante buscas no aeroporto

Os celulares de Haran Girão e Danillo Coelho foram apreendidos durante buscas no Aeroporto de Teresina. Danillo, que estava no local quando foi abordado, teria se recusado a fornecer a senha do aparelho, o que impediu o acesso imediato ao conteúdo. A situação foi informada à autoridade judicial responsável pelo inquérito, que já havia autorizado o procedimento de extração de dados solicitado pelo Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com aval do Ministério Público do Estado.
Empresários da rede HD são presos tentando embarcar para Foz do Iguaçu - Foto: Reprodução

Nessa quinta-feira (6), Haran Girão e Danillo Coelho prestaram depoimento na sede do Draco, onde foram questionados sobre a administração das empresas, movimentações financeiras e relações societárias. O conteúdo das oitivas está sob sigilo.
continua após a publicidade


Operação Carbono Oculto 86

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), por meio da Polícia Civil, deflagrou nessa quarta-feira (05) a Operação Carbono Oculto 86, que apura a atuação de células do Primeiro Comando da Capital (PCC) no setor de combustíveis no Piauí. O grupo, segundo as investigações, teria se infiltrado no mercado utilizando um sofisticado esquema empresarial para lavar capitais ilícitos, fraudar transações e ocultar patrimônio acumulado com o crime organizado.

Conforme a SSP-PI, equipes da Polícia Civil interditaram 49 postos de combustíveis distribuídos em municípios do Piauí, Maranhão e Tocantins. O valor movimentado pela organização criminosa no Piauí chega a R$ 5 bilhões.

Rafael Fonteles destacará o protagonismo do Piauí em carbono neutro e transição energética na COP30

O governador Rafael Fonteles representará o Piauí na 30ª Conferência das Partes (COP30), que ocorrerá em Belém (PA), entre os dias (10/11 e 12/11). A participação marca a inserção do estado nas discussões internacionais sobre mudanças climáticas e destaca seu papel como referência nacional em energia renovável e políticas ambientais de baixo carbono.

O governador Rafael Fonteles integrará o painel “Plano de Ação Climática, REDD+ Jurisdicional e Transição Energética no Estado do Piauí”, no Pavilhão Brasil, ao lado de representantes de instituições nacionais e internacionais, no dia (11/11). Durante o debate, o governador apresentará as ações de mitigação adotadas pelo estado e os avanços na matriz energética, que hoje é composta quase integralmente por fontes limpas — 99,75% da energia produzida é eólica ou solar.
Foto: governo do estado do Piauí

O evento também será palco para a exposição do Plano Estadual de Ação Climática (PLAC), documento que estabelece metas e diretrizes para a descarbonização e adaptação às novas realidades ambientais. No campo da compensação de emissões, o Piauí vem se estruturando para operar o modelo REDD+ Jurisdicional, que valoriza biomas como o Cerrado e a Caatinga, transformando-os em ativos ambientais capazes de gerar receita com base em resultados sustentáveis.

Além do painel principal, o estado participa de outros espaços da COP30, como a Casa Abema e o Consórcio Nordeste, levando experiências em políticas públicas, como o ICMS Ecológico e o projeto Zero Lixões. Para Fonteles, a presença do Piauí no evento é mais do que uma vitrine: é uma oportunidade de consolidar parcerias e atrair investimentos voltados a uma economia verde, inclusiva e tecnologicamente avançada.

Fonte: Governo do Piauí

Estudante Larissa Campelo morre e causa forte comoção em Campo Maior-PI

A morte da estudante Larissa Campelo Nascimento, do Ceti Cândido Borges Castelo Branco, causou grande comoção em Campo Maior, no Norte do Piauí, nesta sexta-feira (07/11).

Segundo informações, a adolescente que cursava o 2º ano do ensino médio, havia recebido recentemente o diagnóstico de leucemia e estava internada, mas não resistiu às complicações da doença.
Foto: Reprodução

A notícia do falecimento gerou profunda tristeza entre familiares, amigos e colegas de escola. Larissa foi lembrada como uma jovem alegre, gentil e de bom coração.

O Ceti Cândido Borges Castelo Branco divulgou uma nota de pesar, lamentando a perda da estudante e prestando solidariedade à família e aos amigos.

Polícia divulga imagens de suspeito de balear criança na cabeça e mulher na perna no Piauí; criminoso segue foragido

 A Polícia Civil do Piauí divulgou nesta sexta-feira (07) as imagens de do criminoso suspeito de atirar e balear uma criança de 6 anos na cabeça e uma mulher na perna durante tentativa de homicídio no último dia 04 na cidade de Parnaíba. As autoridades pedem ajudar para conseguirem localizar o indivíduo.

As imagens foram capturadas através de câmeras de segurança. Nas fotos o suspeito, que não teve nome revelado, aparece com uma camisa vermelha e uma calça jeans. Na data do crime, o suspeito foi até um bar e efetuou os disparos, mesmo diante de tantas pessoas no local.

  

Criminoso que baleou criança na cabeça e mulher na perna em Parnaíba
Divulgação

   


 Logo após o crime ele fugiu e não foi localizado. Agora as autoridades pedem ajuda da população para que informem o paradeiro do suspeito caso saibam alguma informação. É possível entrar em contato através do telefone (86) 99488-3382 de forma completamente sigilosa.

O crime

Uma criança de seis anos e uma mulher foram baleadas, nesta terça-feira (4), em um comércio na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí. Um vídeo, obtido pelo A10+, mostra o exato momento em que as vítimas são surpreendidas e atingidas pelos disparos. Os feridos são mãe e filho. 

O local estava cheio. As imagens mostram um homem, ainda não identificado, empunhando uma arma e, mesmo diante da presença de várias pessoas — entre elas, crianças —, ele efetua os disparos.  Segundo relatos de testemunhas, o atirador chegou ao local em uma motocicleta, acompanhado por um comparsa.

Nas imagens também é possível ver que uma mulher segurava um bebê no colo. Logo após o crime, os bandidos fugiram em direção desconhecida. O A10+ apurou que a criança foi atingida na cabeça, enquanto a mulher sofreu um disparo na perna. As vítimas foram encaminhadas ao hospital, sendo o estado de saúde do menino o mais grave. 

Pai de criança era verdadeiro alvo

A investigação inicial do tiroteio, na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, aponta que o principal alvo da ação criminosa seria o pai da criança baleada. Na ocasião, na noite dessa terça-feira (04), a esposa dele e mãe da criança também foi atingida. A polícia trabalha com a possibilidade de que o crime tenha sido motivado por um "acerto de contas". 

O major Galeno, comandante do 27º BPM, deu detalhes do caso em entrevista à TV Antena 10 e ao A10+. O homem, que também seria o proprietário do bar onde ocorreu o crime, foi identificado como André do CV ou André da Ilha. Ele possui extensa ficha criminal. A mulher, segundo a polícia, faz uso de tornozeleira eletrônica. 


Fonte: Portal A10+

NOTA DE FALECIMENTOS

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:



1. RN DE LANNA BEATRIZ AZEVEDO ROCHA, falecido às 17h 21min do dia (06.11.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi removido e sepultado no cemitério da Fraternidade.

2. PAULO FERREIRA DA SILVA, 55 anos de idade, falecido na madrugada de hoje (07.06.2025) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo será trasladado para o Povoado Taboca, zona rural de Barras-PI, onde será velado e sepultado.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 07 de novembro de 2025.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

COMUNICADO DE FALECIMENTO




NOTA DE FALECIMENTOS

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas.



1. RAIMUNDO NONATO COSTA, 84 anos de idade, falecido às 09h do dia (05.11.2025) em sua residência no Conjunto Conviver, Q 18, C 08, Bairro João XXIII. O corpo está sendo velado no ESPAÇO VELATORIO DA PAX UNIÃO. O sepultamento será realizado às 16h de hoje (05.11.2025) no cemitério Santana.

2. DIONIZIA TAVARES DA PAZ, 77 anos de idade, falecido às 22h 50 min do dia (03.11.2025) no Hospital Nossa Senhora de Fátima. O corpo foi velado na Rua 03 de Maio, n°2385, Bairro Ceará. O sepultamento ocorreu às 17h do dia (04.11.2025) no cemitério da Fraternidade.

3. FRANCISCO DAS CHAGAS CARNEIRO OLIVEIRA, falecido dia (05.11.2025) em sua residência na Rua Almirante Gervasio Sampaio, n°515, Bairro do Carmo. O sepultamento ocorreu no cemitério da Fraternidade.

4. FLÁVIO MARQUES DE ARAÚJO, 80 anos de idade, falecido às 11h 30min do dia (05.11.2025) em sua residência no Povoado Cotia, zona rural de Buriti dos Lopes, onde foi velado. O sepultamento ocorreu às 07h 30min (06.11.2025) no cemitério da comunidade.


A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União

Parnaíba – PI, 06 de novembro de 2025.

LUÍS CORREIA: Policia Militar prende amazonense com drogas, revólver e balaclava

Serviço de Inteligência do 2º Batalhão da Polícia Militar/CPLMN - prendeu um rapaz em posse de arma de fogo e drogas na cidade de Luís Correia.
A prisão ocorreu nesta última quarta-feira, 05/11/2025, no bairro Beira Mar, em Luís Correia-PI, após denúncias anônimas que numa residência funcionava ponto de comercialização de drogas, onde suspeitos procedentes de Manaus-AM, estariam atuando e intimidando moradores utilizando armas de fogo.

Os policiais encontraram um revólver calibre .38 com 31 munições intactas, porções de cocaína, maconha e crack, além de uma balança de precisão, uma balaclava e um aparelho celular Motorola. Todo o material estava escondido no imóvel e em posse do conduzido. ora identificado como Everton Castro de Almeida, 24 anos - natural de Manaus-AM.

O amazonense apresentou comportamento suspeito e demorou a atender os policiais, autorizou a entrada da equipe, que localizou os entorpecentes e o armamento enterrados no terreno. Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão e conduzido à Delegacia de Polícia de Luís Correia.

Pernoitou na central de flagrantes de Parnaíba, e enviado nesta manhã de quinta-feira (6), para audiência de custódia.


Everton Castro foi autuado em flagrante nos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo, acessório ou munição de uso permitido.

Imagens e informações: PM

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

Morre Darllan Barros, vice-prefeito de Parnaíba, aos 47 anos


Darllan Barros (Progressistas) morreu no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), na tarde desta quarta-feira (5).

Darllan Barros (Progressistas), vice-prefeito de Parnaíba, morreu no início da tarde desta quarta-feira (5).

Ele deu entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) e não resistiu.

Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte.


Morre vice-prefeito de Parnaíba, Darllan Barros — Foto: Reprodução

Morreu no início da tarde desta quarta-feira (5) o vice-prefeito de Parnaíba, Darllan Barros (Progressistas), momentos após dar entrada no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda). Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte.


Filiado ao Progressistas, Darllan Barros estava em seu primeiro cargo eletivo. Disputou eleições pela primeira vez em 2024 para o cargo de vice-prefeito ao lado de Francisco Emanuel (Progressistas). Ambos tomaram posse em 1º de janeiro de 2025.


Antes, Darllan Barros foi diretor do hospital de campanha montado à época da pandemia de Covid-19 em Parnaíba.


O vice-prefeito era médico e casado