quinta-feira, 18 de junho de 2026

Prefeito Neto Carvalho recebe representantes culturais de João Peres e reforça apoio às tradições populares



O prefeito Neto Carvalho recebeu a professora Zezé, representante do Grupo Cultural Encanto das Matas, e Aline Pinho, representante da Quadrilha Raízes de JP, ambas da comunidade de João Peres, em um encontro voltado ao fortalecimento da cultura popular no município.

A reunião contou também com a participação do vereador Júlio César, que acompanhou as discussões e reforçou a importância do incentivo às manifestações culturais desenvolvidas pelas comunidades de Araioses.

Durante o encontro, foram apresentadas demandas e projetos desenvolvidos pelos grupos culturais, que desempenham um papel fundamental na preservação das tradições, no incentivo à participação dos jovens e na valorização da identidade cultural do município.


Na oportunidade, o prefeito Neto Carvalho reafirmou seu compromisso com a cultura araiosense e garantiu apoio às iniciativas representadas pelas lideranças presentes, destacando que a gestão municipal continuará incentivando ações que promovam a cultura, a arte e as tradições populares.

O vereador Júlio César também destacou a relevância do trabalho realizado pelos grupos culturais da comunidade de João Peres, ressaltando que o fortalecimento dessas iniciativas contribui para a integração social e para a preservação da história e dos costumes locais.

O encontro reafirma a parceria entre o poder público e os movimentos culturais, fortalecendo ações que valorizam a cultura popular e contribuem para o desenvolvimento social e cultural de Araioses.

Fonte: Secom/Araioses

Morre aos 82 anos em Parnaíba, o médico Leôncio Sales


Foto reproduçã

A Pax União Serviços Póstumos, comunica o falecimento do médico, Francisco Leôncio de Sales Neto, aos 82 anos. O corpo está sendo velado no salão nobre da Pax União no centro de Parnaíba/PI.

O sepultamento ocorrerá na sexta-feira (19), na fazenda Mimosa em Joaquim Pires/PI.

Gracinha lidera corrida para cenário de deputado estadual em Parnaíba, aponta pesquisa eleitoral


A coleta foi realizada pelo instituto Amostragem encomendada pela TV Costa Norte em Parnaíba

Arquivo pessoal/imagem
A deputada estadual Gracinha Mão Santa, obteve através de uma pesquisa espontânea do instituto Amostragem, divulgada pela TV Costa Norte, a média de 5% das intenções de votos dos entrevistados, ficando bem à frente e muito distante do cocalense e do cantoburitiense


NOTA DE FALECIMENTOS

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:

1. MARCELINA DOS SANTOS SILVA, 74 anos de idade, falecida às 09h do dia (17.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para o Povoado Baixa Velha, zona rural de Bom Princípio-PI, onde foi velada e sepultada.

2. IVONETE MARIA SILVA, 59 anos de idade, falecida às 10h 50min do dia (17.06.2026) em sua residência no Conjunto Dom Rufino II, Q T3, C 18, Bairro Primavera. O corpo foi velado no SALÃO DE VELÓRIO I DA PAX UNIÃO. O sepultamento ocorreu às 09h de hoje (18.06.2026) no cemitério São Sebastião.

3. FRANCISCA TAINARA DO NASCIMENTO, 29 anos de idade, falecida às 17h 15min do dia (17.06.2026) em sua residência na Rua Antônio Thomaz da Costa, n°509, Bairro João XXIII. O corpo está sendo velado na Rua Governador Pedro Freitas, n°1634, Bairro João XXIII. O sepultamento será às 16h de hoje (18.06.2026) no cemitério Santana.

4. FRANCISCO DAS CHAGAS PEREIRA DE OLIVEIRA, 67 anos de idade, falecido às 18h 10min do dia (17.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fatima em Parnaíba-PI. O corpo está sendo velado no SALÃO DE VELÓRIO DA PAX UNIÃO. O sepultamento será às 10h de hoje (18.06.2026) no cemitério São Sebastião.

A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.

Parnaíba – PI, 18 de junho de 2026.

Operação Armentum: PRF recolhe 97 animais soltos em rodovias e vias de Luís Correia (PI)


Equipes da PRF realizam o recolhimento de animais soltos durante a Operação Armentum, em Luís Correia (PI), ação voltada à prevenção de sinistros e ao aumento da segurança viária nas rodovias e vias do município.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) conclui nesta terça-feira (17) a segunda etapa da Operação Armentum, realizada entre os dias 15 e 17 de junho no município de Luís Correia, no litoral do Piauí. A ação, desenvolvida em parceria com a Prefeitura Municipal, teve como objetivo retirar animais soltos das rodovias federais e de outras vias da circunscrição municipal, reduzindo os riscos de sinistros de trânsito e preservando vidas.

Durante os três dias de fiscalização e recolhimento, foram capturados 97 animais encontrados em situação de risco para a segurança viária. Entre os animais recolhidos estavam bovinos, equinos, caprinos e asininos, que foram removidos pelas equipes de forma segura e encaminhados aos locais apropriados.

A operação dá continuidade às ações iniciadas em maio deste ano, quando a primeira etapa da Operação Armentum resultou no recolhimento de 109 animais. Mesmo após aquela intervenção, as equipes constataram que muitos dos animais encontrados nesta segunda fase eram diferentes dos recolhidos anteriormente, evidenciando a persistência do problema e a necessidade de ações contínuas para combater a presença de animais soltos nas vias da região.

A presença de animais nas rodovias representa um grave risco à segurança dos usuários, especialmente em períodos noturnos e em trechos de baixa visibilidade, podendo provocar acidentes com consequências severas.

A PRF reforça que a guarda e o controle dos animais são responsabilidades dos proprietários, que podem responder administrativa e judicialmente pelos danos decorrentes da presença desses animais em vias públicas. A instituição seguirá promovendo ações de fiscalização e prevenção, em conjunto com os órgãos parceiros, para garantir maior segurança à população e aos usuários das rodovias federais que cortam o litoral piauiense.

Prefeitura de Araioses intensifica combate aos focos do mosquito com ação coordenada pela Secretaria de Saúde



A Prefeitura de Araioses, na gestão do prefeito Neto Carvalho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe de Agentes de Combate às Endemias, realizou nesta semana uma importante ação de enfrentamento aos focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya em diversos pontos do município.

A mobilização teve como objetivo identificar e eliminar possíveis criadouros, além de orientar a população sobre medidas preventivas que ajudam a evitar a proliferação do mosquito. Durante a ação, os agentes percorreram áreas estratégicas, reforçando o trabalho de vigilância e conscientização junto aos moradores.

A iniciativa faz parte das ações permanentes desenvolvidas pela gestão municipal para fortalecer a saúde pública e reduzir os riscos de doenças transmitidas pelo mosquito. O prefeito Neto Carvalho tem reforçado o compromisso da administração em manter os serviços de prevenção ativos e próximos da população.

A Prefeitura destaca que o combate ao mosquito é uma responsabilidade compartilhada e reforça a importância da colaboração dos moradores na eliminação de recipientes que possam acumular água, contribuindo para um município mais seguro e saudável para todos.




quarta-feira, 17 de junho de 2026

Colisão entre dois veículos deixa três feridos no Centro de Parnaíba



Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na noite desta terça-feira (16), no cruzamento da Avenida Capitão Claro com a Rua Desembargador Freitas, no Centro de Parnaíba. Com o impacto da colisão, três pessoas ficaram feridas e precisaram de atendimento das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).



As vítimas foram socorridas e encaminhadas para uma unidade hospitalar. Policiais de trânsito estiveram no local realizando o controle do fluxo de veículos e os procedimentos necessários para apurar as circunstâncias do acidente.

Os automóveis envolvidos sofreram danos significativos devido à força da batida. As causas do acidente deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

PRF apreende mais de 11 mil munições de vários calibres durante fiscalização em rodovia no Maranhão


Condutor foi preso e encaminhado à Polícia Civil por, em tese, envolvimento com comércio ilegal de arma de fogo



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu uma grande quantidade de munições e insumos para recarga durante fiscalização realizada na tarde desta terça-feira (16), no km 368 da BR-230, em Balsas (MA). Um homem foi preso em flagrante e encaminhado à Polícia Civil.

Por volta das 12h30, uma equipe da PRF realizava ronda ostensiva quando abordou uma caminhonete para fiscalização de trânsito. Durante os procedimentos, surgiram elementos que motivaram uma inspeção mais detalhada, sendo o veículo conduzido à Unidade Operacional da PRF em Balsas.

Na vistoria do compartimento de carga, os policiais encontraram 2.940 munições de calibre .38, 2.960 munições de calibre .32, 5.620 munições de calibre .22, além de 19 mil espoletas, 600 estojos de calibre .32, 250 estojos de calibre .28 e 750 estojos de calibre .36.

Questionado sobre a origem e o destino da carga, o condutor informou que recebeu o veículo já carregado em Imperatriz (MA) e que deveria entregá-lo em um posto de combustíveis na cidade de São João dos Patos (MA). Diante dos fatos, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. Em tese, a ocorrência configura o crime de comércio ilegal de arma de fogo, previsto no Estatuto do Desarmamento.

Fonte PRF

NOTA DE FALECIMENTOS


A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, cumpre o seu doloroso dever de comunicar o falecimento das seguintes pessoas:



1. ADRIAN MATEUS DE LIMA ARAÚJO, 24 anos de idade, falecido às 23h do dia (15.06.2026) em sua residência. O corpo foi removido do IML e trasladado para o Povoado Cajazeiras de Baixo, municio de Caxingó-PI, onde foi velado e sepultado.

2. ANTÔNIO DE OLIVEIRA ARAÚJO, 52 anos de idade, falecido às 14h 17min do dia (16.06.2026) no Hospital Dirceu Arcoverde em Parnaíba-PI. O corpo foi velado na Rua Piauí, n°1929, Bairro Piauí. O sepultamento ocorreu às 08h de hoje (17.06.2026) no cemitério da Fraternidade.

3. MARIA DE FÁTIMA PENHA DA SILVA, 14 anos de idade, falecida às 13h 30min do dia (16.06.2026) no Hospital Nossa Senhora de Fátima em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para Piracuruca-PI, onde foi velado e sepultado.

4. JOSÉ FRANCISCO PASSOS, 61 anos de idade, falecido às 23h do dia (16.06.2026) no Hospital Marques Basto em Parnaíba-PI. O corpo foi trasladado para o Povoado Salgadinho, zona rural de Buriti dos Lopes, onde está sendo velado. O sepultamento será às 17h de hoje (17.06.2026) no cemitério da comunidade.


A PAX UNIÃO, em nome das famílias enlutadas, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e piedade cristã.

Informou a Pax União.


Parnaíba – PI, 17 de junho de 2026.


*Centro de Reabilitação do HEDA registra mais de 46 mil procedimentos em cinco meses*


_Nos meses de janeiro a maio, o Centro de Reabilitação do HEDA atendeu 899 pacientes e realizou 46.280 procedimentos, oferecendo acolhimento humanizado e suporte especializado_

O Centro de Reabilitação do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), em Parnaíba, realizou mais de 46 mil procedimentos entre os meses de janeiro e maio de 2026, beneficiando 899 pacientes. Os números reforçam a importância do serviço para a recuperação funcional e a melhoria da qualidade de vida da população atendida na região.

Entre os pacientes está Edilma Brito, de 59 anos. Ela sofreu um acidente em março, quando fraturou a costela esquerda, o cotovelo esquerdo e a clavícula direita, precisando de acompanhamento especializado, e destaca a importância do serviço em seu processo de recuperação.

“Passei pela emergência do HEDA três vezes e, em todas elas, fui muito bem atendida e acolhida pela equipe. No dia 5 de maio, fui avaliada pelo fisioterapeuta Jeferson, que me recebeu com muita gentileza e profissionalismo. Naquele momento, eu mal conseguia levantar os braços e sentia muitas dores. Hoje, graças ao trabalho realizado durante o tratamento, já alcancei cerca de 80% da minha recuperação. Quero registrar minha gratidão e agradecer a toda a equipe do Centro de Reabilitação pelo acolhimento e dedicação. Muito obrigada!”, relata.

De acordo com o Dr. Juliano Rocha, diretor técnico do hospital, os resultados refletem o compromisso da equipe multiprofissional com a assistência humanizada e a reabilitação dos pacientes.

“Os números demonstram a dedicação dos nossos profissionais e a confiança da população no serviço prestado pelo Centro de Reabilitação. Nosso objetivo é garantir um atendimento de qualidade, promovendo recuperação, autonomia e mais qualidade de vida para os pacientes que necessitam desse acompanhamento especializado”, afirma.

O acesso ao serviço é público e gratuito. Para ser encaminhado ao Centro de Reabilitação do HEDA, basta que, durante a consulta de retorno, seja constatada a necessidade de reabilitação ao paciente que passou por alguma cirurgia.


*Vítimas de acidentes são a maioria dos pacientes*


O Centro de Reabilitação do HEDA, gerido pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), com apoio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), atende pacientes em diversas especialidades, com destaque para os casos pós-operatórios, especialmente de cirurgias ortopédicas e traumatológicas.

No mês de janeiro, o serviço contabilizou 10.200 procedimentos para 199 pacientes. Em fevereiro, registrou o maior volume dos cinco primeiros meses de 2026, quando foram atendidos 222 pacientes e realizados 11.200 procedimentos. O mês de março encerrou com 9.080 procedimentos para 165 pacientes, enquanto abril registrou 6.820 procedimentos, atendendo 130 pacientes. Por fim, em maio, foram 8.980 procedimentos para 183 pacientes.

Ao todo, foram realizados 46.280 procedimentos e 899 pacientes atendidos pelo Centro de Reabilitação, onde grande parte da demanda é composta por vítimas de acidentes que necessitam de acompanhamento para a recuperação dos movimentos e o retorno às atividades diárias. O serviço também oferece assistência nas áreas de geriatria, reumatologia e reabilitação cardiorrespiratória.