terça-feira, 24 de julho de 2018

Atletas do Ferroviário relatam discriminação no RS: "Nordestinos malditos"

Edson Cariús e Esquerdinha usam redes sociais para relatar xingamentos e ofensas sofridas por torcedores no jogo contra o São José, no Rio Grande do Sul
Julio Cesar Santos / RBS TV

A derrota em campo para o São José não refletiu na classificação do Ferroviário à final da Série D. No entanto, episódios lamentáveis foram relatados por dois jogadores do Tubarão da Barra. O atacante Edson Cariús, artilheiro do time na competição, e o meia Esquerdinha, usaram as redes sociais para lamentar episódios em que teriam sido vítimas de preconceito.

O atacante coral relatou da seguinte maneira em sua página do Facebook.


Edson Cariús, atacante do Ferroviário, discriminação, preconceito (Foto: Reprodução/Facebook/Edson Cariús)


- Um pequeno desabafo: "Ontem no nosso jogo ouvimos cenas lamentáveis de torcedores chamando a gente de comedores de farinha, de nordestinos malditos, será que nós nodestinos não somos gente? Ah, sou nordestino com muito orgulho, como farinha mesmo, honro o meu estado, honro a minha região. O Nordeste é tão bom que iremos ter uma final de campeonato brasileiro entre nordestinos, acho que talvez seja isso tanta revolta, tanta raiva dos nordestinos. Só lamento no tempo de hoje ainda ver esse tpo de preconceito, ah, só lembrando, só nordestino sim senhor, com muito orgulho. Que Deus possa abençoar cada uma dessas pessoas que usam de suas soberbas para discriminar aquelas pessoas nordestinas que tanto fizeram pelo Brasil" - escreveu Cariús.


Esquerdinha registrou que também é "nordestino com muto orgulho" e lamentou o episódio ocorrido após o jogo que resultou na classificação do Ferroviário à final da Série D. O meia ainda ressaltou: "aqui é Nordeste e tem que respeitar".


Na chegada a Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (23), o atacante Edson Cariús ratificou a reclamação que tinha feito na rede social.


- Eu não queria nem mais tocar nessa história porque é muito constrangedor você viver em um tempo como o de hoje e saber que se tem preconceito porque você é nordestino. É uma situação que eu presenciei, que eu jamais imaginaria que poderia passar por isso. Mas a gente deu resposta dentro de campo. Fomos lá e conseguimos fazer o nosso jogo. Jogamos limpo todo o tempo e Deus abençoou a gente. E a gente mostrou o quanto ser nordestino é importante para a gente. Porque o nordestino também é gente. Se você for analisar toda a história, o nordestino contribuiu muito para o crescimento do Brasil. Mas, infelizmente, existem essas pessoas que ainda hoje têm esses preconceitos, mas que Deus possa abençoar cada um deles e que possam refletir sobre o que falaram. E que a gente possa estar tranquilo também com tudo isso que aconteceu - afirmou Cariús, na chegada à Capital cearense.

O Ferroviário também se manifestou sobre o ocorrido em suas redes sociais.

O adversário do Tubarão da Barra sai do duelo entre Imperatriz-MA e Treze-PB. As datas previstas para a decisão são 29 de julho e 5 de agosto.

Fonte: Globo Esporte