sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Juiz Washington Bandeira na educação causa

A publicação feita pelo governador eleito Rafael Fonteles em relação ao Juiz do Trabalho, Dr. Washington Bandeira, que largará a toga para se dedicar a educação do Piauí , provocou elogios dentro e fora da educação, mas encontrou insatisfação com o grupo político da deputada Rejane Dias, ex-primeira dama do Estado. Alguns líderes mais próximo da deputada contaram que ela está muito chateada com a mudança, pois na sua opinião o grupo que dirige a educação do estado encontraram a fórmula para engrandecer o setor, e se dissolvido de uma hora para outra, seria um prejuízo para conquistas já alcançadas. Dona Rejane não perdoa a mudança. Ellen Gera , atual secretário da educação, por indicação da deputada, parece que já perdoou e até aceitou o convite do novo governador para assumir a ATI, Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí.

Barro na parede de Viviane MouraFonte: OitoEMeia

A candidata a deputada federal, não eleita, Viviane moura, voltou a ocupar o espaço que trata de Parcerias Público-Privadas no governo do estado. E com medo de não figurar na equipe de Rafael Fonteles, abriu a carteira para alguns jornalistas para espalhar que tinha recebido duas sondagens para atuar nessa área em outros estados. Seriam no governo de Elmano, novo governador do Ceará, onde a equipe do governador não descata, mas diz desconhecer a informação, e em São Paulo na equipe de Tarsio Freitas, que tem a transição comandada pelo Afif Domingos, que também diz desconhecer por completo a informação, há quem diga que seria o velho barro na parede.

Primeiro ano de Lula talvez não dê certo a picanhaFonte: reprodução

Na campanha , a frase do presidente Lula : “ O povo tem que voltar comer picanha e tomar uma cervejinha” que virou meme nas redes sociais , é uma das metas do petista. Mas, se depender do senador Marcelo Castro e o atual congresso, que decidiram preservar o orçamento secreto no valor de 20 bilhões de reais em detrimento da promessa do presidente dar continuidade no valor de 600 reais de bolsa família e de um salário mínimo de R$ 1 400 reais, o negócio vai demorar. A turma da direita está dizendo que o auxílio vai cair pra 400 e ainda brinca : "faz o L!".

Seis a sete suplentes devem assumir mandatos na AlepiFonte:Aqui

A previsão de convocação de deputados eleitos para cargos de secretários de estado é de pelo menos seis ou até sete suplentes que podem assumir mandatos na Alepi. Nomes no MDB como Simone Pereira e Vanessa Tapety , na federação PT, PCdoB e PV assumiriam Walton Lacerda, Oliveira Neto, Elisangela Moura , Hélio Rodrigues e Dr. Marcos Vinícius. Alguns desses suplentes podem assumir, mas se afastarem para irem para o executivo.

Superintendência de desenvolvimento da grandeTeresina

A coluna cantou a pedra alguns dias atrás que Rafael faria um trabalho de revitalização em Teresina e região para se fortalecer politicamente. Agora, é dado como certo a criação da Superintendência da Grande Teresina que terá forte participação dos vereadores da capital que ajudaram Rafael na eleição . Rafael atendendo inclusive uma solicitação desse colunista , instituirá o orçamento participativo em Teresina, no qual reservará uma significativa importância no orçamento do estado para essa região, e na capital os vereadores levarão a escolha das obras para comunidades. Nessa Superintendência também serão acomodados os aliados da grande Teresina das cidades como União, Demerval Lobao, Altos e Campo Maior para fortalece a base nesse cinturão da capital que ultrapassar os 700 mil eleitores.

Governo RF ninguém indica, deputados terão que assumir o executivoFonte: Renato Andrade

A ordem dada pelo governador eleito Rafael Fonteles para o advogado Marcelo Noleto, que tem recebido os gritos dos parlamentares eleitos e os tombados, é que nenhum deputado estadual poderá indicar nomes em caso de secretarias. O deputado mesmo que não goste da pasta oferecida terá que assumir para abrir espaço na Alepi para os tombados. Isso vale também para o deputado Fábio Novo, que gostaria de indicar o titular da Secult e continuar na casa do povo para ocupar a liderança do governo.



Coluna do Silas Freire