terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

A SAÚDE TÁ UM CAOS E MILHÕES É "INVESTIDO": AMBULÂNCIA DE LUÍS CORREIA TEM 48 MULTAS PERTENCE A UMA ASSOCIAÇÃO NAO EXITENTE

Denúncia

Ambulância da prefeitura de Luís Correia não pertence a prefeitura e roda sem licenciamento

O veículo tem 48 multas e pertence a uma associação que não existe mais. 

Uma ambulância com 16 anos de uso, plotada com as marcas oficiais da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de Luís Correia, quebrou em via pública neste domingo (05). A cena que chamou a atenção e despertou a curiosidade de populares levou ao descobrimento da situação do veículo junto ao Detran-Pi.

Ambulância usada pela Saúde de Luís CorreiaReprodução


De acordo com levantamento feito pelo Lupa1, além do automóvel GM Montana de placa LWM 4A66 não ser de propriedade da prefeitura, ele possui 48 multas por excesso de velocidade que juntas somam cerca de R$ 8 mil, e está com licenciamento vencido desde o ano de 2019.

Ambulância usada pela Saúde de Luís CorreiaReprodução

Outro fato curioso sobre o veículo é que, apesar de estar plotado com as marcas oficiais da prefeitura na atual gestão, a ambulância legalmente pertence à Associação Beneficente dos Reformados, Esposas e Pensionistas dos Policiais Militares do Estado do Piauí que, segundo a Receita Federal, não existe mais desde o ano de 2020.

Associação não existe maisReceita Federal


O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

De acordo com o CTB, andar com um veículo que não esteja devidamente licenciado e registrado é uma infração de trânsito gravíssima.

Como se trata de infração grave e claramente oferece risco aos passageiros em razão do próprio tempo de uso, o Código de Transito também prevê que o veículo poderá ser apreendido.

Pacientes podem ficar a pé

Por se tratar de veículo para uso exclusivo de pacientes em situação de urgência e emergência, caso a ambulância seja parada em blitz de rotina nas rodovias federais e estaduais, os pacientes que dependem da prefeitura de Luís Correia conduzida pela prefeita Maria das Dores, a Maninha Fontenele, poderão ficar a pé, pelo caminho, a qualquer momento.

Por fim, ficam perguntas que aguardamos respostas da prefeitura:

1. O veículo foi doado formalmente? (Se foi, aguardamos envio do termo de doação)


2. Qual a justificativa da prefeitura em não manter o veículo em dia e sem as manutenções severas exigidas a um veículo que transporta pacientes em situação de emergência?

( aguardamos as justificativas, que podem ser enviadas a nossa redação).

veja o total de multas e o montante do débito que o veículo possui:



Lupa 1