terça-feira, 14 de março de 2023

Morre o ex-ministro Eliseu Padilha, aos 77 anos Ex-ministro atuou nos governos de FHC, Dilma e Temer e tratava um câncer de estômago.

Luto

Morreu no fim da noite da última segunda-feira (13), o político e ex-ministro Eliseu Padilha. Aos 77 anos, ele passava por tratamento de um câncer no estômago no Hospital Moinhos de Vento e estava internado com quadro grave desde a semana passada.

Eliseu Padilha
Agência Brasil

Padilha deixa sua esposa Simone Camargo e o irmão João Padilha. Ele tinha seis filhos - Christiane, Aline, Robinson, Taoana e Elena - e cinco netos - Catherine, Victor, Letícia, Gabriella e Rafael.

O velório será realizado na quarta-feira (15), das 10h às 17h no Palácio Piratini e será aberto ao público. Posteriormente, o corpo será conduzido ao Angelus Memorial e Crematório, onde irá ocorrer uma cerimônia restrita aos familiares.
Vida

Eliseu Lemos Padilha nasceu em Canela, Rio Grande do Sul, no dia 23 de dezembro de 1945. Formado em Direito, Padilha se filiou ao PMDB (atual MDB) em 1966. Foi prefeito de Tramandaí (RS) e presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).

Eliseu foi deputado federal por quatro mandatos, entre 1995 e 2011. Além dos mandatos no legislativo, teve a vida política marcada por assumir cargos importantes no Executivo, em âmbitos estaduais e federais.


Em março de 2017, Padilha passou por cirurgia para retirada da próstata e em janeiro de 2019, passou por um autotransplante de medula para o tratamento de um mieloma múltiplo.