Após cerca de 24 horas desde a fuga de seis detentos da Penitenciária Capitão Carlos José Gomes de Assis, em Altos, apenas um dos fugitivos, Mateus Henrique Souza, foi recapturado com êxito. A Secretaria de Justiça (SeJus) ainda não divulgou as circunstâncias da fuga, ocorrida no último domingo (07/01), e segue investigando o caso.
Nesta segunda-feira (08/01), as autoridades anunciaram a recaptura bem-sucedida de Mateus. A operação foi conduzida pelas Rondas Ostensivas de Caráter Prisional (Rocap), uma equipe conjunta da Polícia Militar e SeJus, nas proximidades do Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.
Os outros cinco detentos que conseguiram escapar são Ivan Carlos Costa Monteiro, Luis Antônio Alves da Cunha, José Edgar Nogueira da Silva, Sérgio Gabriel Lemos dos Santos (também conhecido como Pablo Rafael Melo dos Santos) e Guilherme Santos Silva. O procedimento administrativo conduzido pela Diretoria de Unidade de Administração Penitenciária (Duap) da SeJus visa esclarecer as circunstâncias que levaram à fuga.
▼ Publicidade Refinery89
Desde o momento da evasão, todas as forças de segurança do Estado estão mobilizadas para recapturar os detentos foragidos. A população é incentivada a fornecer informações relevantes sobre o paradeiro dos fugitivos, entrando em contato com a Administração Penitenciária pelo telefone 86 99488 8133 ou com as demais forças de segurança através do número 190.
José Edgar Nogueira da Silva, um dos fugitivos, ganhou destaque por seu envolvimento no assassinato da empresária Kariane Veras em maio de 2022. Condenado a 69 anos, seis meses e 21 dias de prisão em outubro de 2023, seu cúmplice, Bruno Nakayama Carvalho Rodrigues, também foi sentenciado pelo latrocínio.
A empresária de 39 anos foi vítima de um latrocínio em seu restaurante no Residencial Petecas 3, em Piripiri, em maio de 2022. O crime chocante foi registrado por câmeras de segurança, mostrando o momento em que Kariane foi baleada durante um assalto em seu estabelecimento. O vídeo, divulgado na época, contribuiu para a identificação e condenação dos criminosos.
Veja o vídeo do crime:
Segue a relação dos detentos ainda foragidos, com o apelo para colaboração da população na recaptura: