quinta-feira, 4 de julho de 2024

Polícia desmancha esquema de venda de animais silvestres pelo WhatsApp em Parnaíba

A Polícia Militar do Piauí, através da 2ª Companhia Independente de Polícia Ambiental, confeccionou um registro de ocorrência contra uma mulher que estava comercializando três aves da espécie "Jandaia Sol" em um grupo de WhatsApp. Segundo informações, o batalhão ficou sabendo da venda ilegal de aves por meio de um print recebido. No print constava o número de contato da vendedora e o endereço. Em posse dessas informações, a guarnição (sem se identificar) entrou em contato e, em seguida, foi até o endereço fornecido.

Foto: Reprodução
Polícia descobriu venda de animais silvestres pelo WhatsApp

Na manhã desta terça-feira (02/07), por volta das 8h30, a guarnição foi até a casa localizada no bairro São José, em Parnaíba. Ao chegar lá, uma mulher de iniciais M.C., de 55 anos, recebeu a guarnição e, ao ser questionada sobre a venda das aves, afirmou que desconhecia que se tratava de um crime. De acordo com o Sargento Eudes, que participou da ação policial, a mulher estava vendendo o trio de pássaros por R$ 380.





“Recebemos um print através das redes sociais, indicando que uma pessoa estava vendendo três aves, sendo todas jandaias. No print, foi possível ver o ombro da pessoa. Através do número de contato disponibilizado na publicação, entramos em contato, obtivemos o endereço e fomos até o local, nos passando por interessados nas aves. Ao chegar lá, uma senhora identificada pelas iniciais M.C., ao notar que éramos da PM, afirmou que não sabia que estava cometendo um crime. Ela disse ainda que encontrou essas aves há um ano na beira do rio Igaraçu e que ficou com pena porque as aves eram pequenas. Essa foi a conversa que ela nos relatou”, explicou o Sargento Eudes.

Ainda segundo o Sargento, foi realizada uma averiguação completa na casa da mulher. Após isso, um Registro de Ocorrência foi confeccionado, e as aves, que aparentavam estar em bom estado de saúde, foram recolhidas e encaminhadas para a sede do IBAMA.

“A mulher disse também que nunca teve problemas com a polícia e prontamente deixou nossa equipe fazer uma vistoria na casa dela. Então, confeccionamos um COP (registro de ocorrência) e levamos as aves até a sede do IBAMA aqui em Parnaíba para avaliação e soltura das aves. As aves estavam bem e apresentavam boas condições de saúde”, completou o Sargento.

Mais informações
A espécie de ave apreendida foi escolhida em 1993 para simbolizar Teresina. Trata-se da Jandaia Sol, um pássaro que apresenta em sua plumagem cores características da nossa capital: laranja, amarela e verde. É também da família dos psitacídeos, estando no mesmo grupo de araras, periquitos e papagaios, aves comumente encontradas na cidade.