segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Flávio Dino: um casamento que também vai celebrar um rompimento


Ministro do STF vai oficializar sua relação estável com Daniela Lima. Brandão, o governador do Maranhão, não será convidado.

O Ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, vai se casar no próximo dia 30, no Maranhão. A festa, segundo a imprensa do Maranhão e de Brasília, será para poucos convidados. O que já se sabe, e não é segredo pra ninguém, é que Dino não convidou e nem convidará o governador Carlos Brandão, que já foi seu vice, para o casório.

Flavio Dino e Carlos Brandão- Foto: reprodução

Com o apoio de Dino, que deixou o Governo do Maranhão antecipadamente para concorrer ao Senado em 2022, Brandão assumiu o Palácio dos Leões e venceu a corrida no primeiro turno daquele ano.

O acordo entre os então colegas de partido previa que Brandão deixasse o cargo em meados de 2026. Assim, o atual vice-governador, Felipe Camarão (PT), assumiria a cadeira e disputaria a eleição tendo o comando da máquina pública.

Flavio Dino e Daniela Lima- Foto: reprodução

Ocorre que, numa reviravolta, Brandão sinaliza agora que permanecerá até o final do mandato, sem abrir espaço a Camarão. Deve lançar um sobrinho para a sucessão.

Por outro lado, aliados de Brandão alegam que a mágoa também reside pelo lado do governador, pois o ministro vetou nome indicado por Brandão para o Tribunal de Contas do Maranhão.

Flávio Dino sustenta que a indicação de Flávio Vinícius Araújo Costa, advogado de Brandão, foi barrada por critérios constitucionais após ações movidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo partido Solidariedade.

Na outra ponta, Dino acusa Brandão de ter reformado a prática oligárquica no Maranhão, enchendo o governo de parente

Ministro do STF Flávio Dino- Foto: reprodução

Com o veto de Flávio Vinicius, no final de 2023, o governador conseguiu nomear o primo Daniel Brandão como conselheiro do TCE-MA.

Por último, na eleição para a presidência da Assembleia Legislativa do Maranhão, quando a atual presidente acreditava contar com mais de 38 votos para a sua reeleição, o resultado surpreendeu, pois houve empate nas duas votações e o critério idade foi acionado para que Iracema Vale foi-se eleita para o biênio 2025-2027.

Todos esses assuntos, certamente, serão motivos de muitas conversas durante a festa de casamento do ministro. Quanto ao futuro da política maranhense, é esperar pra ver.