Publicada no sábado (18) -
O Governo Federal reconheceu o estado de calamidade pública na cidade de Picos, localizada no sudeste do Piauí, devido aos impactos das chuvas e enchentes que atingiram diversas famílias nos últimos dias. A portaria foi publicada neste sábado (18/01) no Diário Oficial da União (DOU) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional.
Foto: Reprodução
Reprodução
Uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), da Defesa Civil Nacional, chegou ao Piauí na manhã deste sábado para avaliar os bairros destruídos em Picos e municípios próximos. O trabalho inclui o levantamento e registro dos danos, que serão utilizados na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos emergenciais.
Na última quinta-feira (16), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reuniu-se com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, para discutir a situação dos municípios afetados no Piauí e unir esforços na ajuda humanitária e no reconhecimento da calamidade pública.
Estado e município decretam calamidade pública
Ainda na quinta-feira, o governador em exercício, Themístocles Filho (MDB), decretou estado de calamidade pública em Picos, com validade de 90 dias. O decreto mobiliza órgãos e entidades da administração pública para implementar medidas necessárias à restauração da normalidade.
O prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), já havia declarado estado de calamidade pública no dia 14 de janeiro e criado um gabinete de crise emergencial com apoio do Exército Brasileiro. A medida busca coordenar ações para minimizar os impactos do desastre natural e atender às famílias afetadas.