Política
Ex-presidente pediu à Corte, na última sexta (10), a autorização para comparecer à posse de Trump marcada para a próxima segunda, nos Estados Unidos.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou nesta quinta-feira (15) o pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para ir à posse de Donald Trump (Republicano), nos Estados Unidos.
Alexandre de Moraes e Jair Bolsonaro - Foto: Reprodução
O ex-presidente pediu à Corte, na última sexta (10), a autorização para comparecer à posse de Trump marcada para a próxima segunda no Capitólio, em Washington. Contudo, seu passaporte está apreendido por causa da investigação da suposta tentativa de golpe no fim de 2022.
“Ressalte-se, ainda, que, em diversas outras oportunidades, o indiciado JAIR MESSIAS BOLSONARO manifestou-se, publicamente, ser favorável à fuga de condenados em casos conexos à presente investigação e permanência clandestina no exterior, em especial na Argentina, para evitar a aplicação da lei e das decisões judiciais proferidas, de forma definitiva, pelo PLENÁRIO do SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, em virtude da condenação por crimes gravíssimos praticados no dia 8 de janeiro de 2023 à penas privativas de liberdade, como, por exemplo, em vídeo publicado na ‘Rede X’, no qual o interlocutor ‘Sérgio Tavares’ reúne 12 pessoas foragidas da Justiça brasileira em Buenos Aires”, diz trecho da decisão.
Alexandre Moraes ainda cita a possibilidade, admitida por Bolsonaro em entrevista, de pedir refúgio a alguma embaixada caso tenha a prisão decretada no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado em 2022.