Polícia
A operação ocorre simultaneamente em 32 municípios de quatro estados, incluindo Fortaleza (CE), Teresina (PI), Mossoró (RN) e Itajaí (SC).
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Estado do Ceará (FICCO/CE) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (24), a "Operação Heresia", com o objetivo de cumprir 349 mandados de prisão preventiva e 216 mandados de busca e apreensão domiciliar contra integrantes de uma organização criminosa do Ceará identificada como GDE, que possui atuação interestadual.

Operação Heresia deflagrada no Ceará, cumpre mandados de prisão no Piauí. Foto: Ascom SSPDS
A operação ocorre simultaneamente em 32 municípios de quatro estados, incluindo Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Teresina (PI), Mossoró (RN) e Itajaí (SC). Ao todo, 1.044 policiais foram mobilizados, com suporte de 243 viaturas e unidades aéreas do CIOPAER.
Segundo a Ficco/CE, o grupo criminoso possuía uma atuação "violenta" no Estado do Ceará e exercia "forte influência" nas áreas onde dominava, no entanto, o território detalhado de atuação da organização, não foi divulgado.
"O termo Heresia foi escolhido porque significa a distorção de um conceito original, algo que ocorre quando criminosos se apropriam de expressões religiosas para dar legitimidade a práticas ilegais, como acontece na utilização da palavra 'batismo' para se referir à entrada de novos membros na organização criminosa", explica o coordenador da Ficco, o delegado federal Igor Conti.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará – FICCO – é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado do Ceará (SAP).