quinta-feira, 6 de fevereiro de 2025

TV Assembleia exibe nesta sexta-feira (7) o documentário Parnahyba Indígena

O média-metragem vai ao ar a partir das 21 horas. Documentário resgata história e protagonismo indígena no litoral do Piauí.

A TV Assembleia exibe o documentário Parnayba Indígena, nesta sexta-feira (7), às 21 horas, com reprise no sábado (8), às 22 horas, e na quarta-feira, 12, às 15 horas.

O média-metragem Parnahyba Indígena: de Mandu Ladino a Pedro Militão evidencia o protagonismo indígena e sua influência na história e na identidade cultural da região do Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí. Com uma abordagem documental, a obra retrata personagens históricos e contemporâneos que contribuíram para a manutenção da memória e da resistência indígena no território que outrora pertenceu ao povo Tremembé.


A produção se aprofunda na história do líder indígena Iranhí, mais conhecido como Mandu Ladino, figura fundamental da resistência indígena no século XVIII. Mandu Ladino liderou uma revolta contra os brancos escravistas, unindo vários povos indígenas do Piauí em uma luta pela sobrevivência e pelos direitos de suas terras.

O documentário também explora as marcas da presença indígena no urbanismo, na cultura e na tradição oral da cidade de Parnaíba e arredores, com destaque para a influência linguística, as manifestações culturais e a culinária, como o beiju e a farinha de mandioca. Entre os espaços públicos que carregam essa herança estão a Praça Mandu Ladino e o Quadrilhódromo, palco de festivais que celebram a tradição afro-indígena.

A resistência indígena na região persiste até os dias atuais, e o documentário dá visibilidade à luta de Pedro Militão e sua família, remanescentes indígenas que habitam o povoado Saquim, no Delta do Parnaíba. Em meio à pressão da especulação imobiliária e da expansão de complexos eólicos, Pedro Militão se tornou um verdadeiro guardião do território e da biodiversidade local, onde se encontra o raro tamanduaí (Cyclopes didactylus), a menor espécie de tamanduá do mundo.

Produção e direção

O documentário é dirigido pelo cineasta, jornalista e fotógrafo cinematográfico Chico Rasta, membro da Associação Brasileira de Cinematografia. Chico tem uma trajetória consolidada no audiovisual, tendo co-dirigido e fotografado a série ficcional Jenipapo – A Fronteira da Independência e o documentário Futura Mimbó, exibido e premiado em festivais nacionais e internacionais.

A produção é assinada pela Baobá Audiovisual, produtora independente do Piauí, registrada na Ancine e afiliada à Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro (API). A Baobá tem como foco contar histórias sobre povos originários, comunidades tradicionais, quilombolas e artistas populares, com uma abordagem contra-colonial e afropindorâmica.

Redação Site TV, com informações da Associação Nacional de Ação Indígena (Anai)

Por: Antônio Luiz Moreira Bezerra