Polícia
Alandilson, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, é investigado como operador financeiro da facção e responsável por lavagem de dinheiro.
09 de setembro de 2025 às 11:03
3 min de leitura
A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta terça-feira (09) a segunda fase da Operação Capital Oculto, com cumprimento de mandados no Piauí, Ceará e Minas Gerais. Entre os alvos está Alandilson Cardoso Passos, apontado como braço direito do líder do Bonde dos 40, conhecido como Léo Gordim.

Segundo o delegado Samuel Silveira, coordenador do Denarc, mesmo detido em um presídio de Minas Gerais desde novembro de 2024, Alandilson seguia mantendo comunicação com integrantes da facção e dando ordens para a continuidade de crimes. Durante a ação, sete celulares foram apreendidos na casa da mãe dele.

Delegado Samuel Silveira, coordenador Denarc. Foto: TV Lupa1
Alandilson, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, é investigado como operador financeiro da facção e responsável por um esquema de lavagem de dinheiro por meio de empresas de fachada.
Em 2024, ele já havia sido preso em Belo Horizonte em uma operação que interditou nove empresas e apreendeu 190 veículos. A polícia estima que o grupo movimentou cerca de R$ 2,1 bilhões. O delegado reforçou que a parlamentar não é alvo da investigação.

Além de Alandilson, outras 10 pessoas foram presas nesta etapa da operação. Entre elas está o empresário Deivison José Santos, conhecido como Deivison Extourado, detido em um condomínio de luxo na zona Leste de Teresina. Ele é apontado como responsável por auxiliar na lavagem de dinheiro da facção por meio da revenda de veículos.

Outro mandado foi cumprido contra Valdeci da Silva Lima, o Brizola, já preso por diversos crimes. Ele é investigado por envolvimento em homicídios na zona Norte de Teresina, em parceria com outros integrantes da organização.
De acordo com o Denarc, o principal alvo da operação continua sendo Leonardo Oliveira da Costa, o Léo Gordim, considerado fundador do Bonde dos 40 no Piauí e apontado como articulador de homicídios, assaltos e da estrutura da facção no estado.