terça-feira, 23 de setembro de 2025

*Quinto Constitucional: Dra. Gisela Freitas é a advogada mais votada entre as mulheres na disputa por vaga no TJ-PI*




A eleição para formação da lista do Quinto Constitucional, que vai indicar uma nova desembargadora para o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), movimentou a advocacia piauiense. Dos 10.456 profissionais aptos, 6.605 participaram da votação online, totalizando mais de 30 mil votos. Entre os 12 nomes escolhidos, um destaque especial foi para a *Dra. Gisela Freitas que se consolidou como a mulher mais votada no pleito*.

O feito coloca Gisela em evidência não apenas como candidata forte na disputa, mas como símbolo de representatividade feminina no Judiciário piauiense. Sua votação expressiva reflete a confiança de colegas advogados em sua trajetória marcada pelo compromisso com a advocacia e pela defesa de pautas relevantes à classe.

*Força e representatividade*


A presença de Gisela no topo entre as mulheres reforça a importância da participação feminina em espaços de decisão historicamente dominados por homens. O resultado também mostra o reconhecimento da advocacia piauiense à sua atuação ética, técnica e próxima da categoria.

“Estar entre os mais votados já é uma honra, mas ser a mulher mais votada traz um significado ainda maior: a prova de que a advocacia acredita na força da representatividade feminina e no trabalho que podemos desempenhar em qualquer esfera”, declarou a candidata após a divulgação dos resultados.

*Próximas etapas*

Agora, os 12 nomes escolhidos seguirão para avaliação do Conselho Seccional da OAB-PI, que formará a lista sêxtupla. Em seguida, os indicados passarão por sabatina, até que o TJ-PI elabore a lista tríplice a ser encaminhada ao governador, responsável pela nomeação final.

Independentemente do resultado, a votação de Gisela já marca a história do Quinto Constitucional no Piauí. Ela se torna exemplo de como o caminho para maior equilíbrio de gênero no Judiciário é possível e desejado pela própria advocacia.