O governador do Piauí, Rafael Fonteles, celebrou os resultados da Chamada Nordeste da Nova Indústria Brasil (NIB), anunciados durante a COP Nordeste, em Fortaleza (CE). A iniciativa recebeu 246 propostas dos nove estados da região, totalizando R$ 127,8 bilhões em solicitações de financiamento, quase 13 vezes o valor inicialmente previsto. O Piauí apresentou R$ 9,2 bilhões em demandas distribuídas em áreas estratégicas como hidrogênio verde, data centers verdes, bioeconomia, transição energética e setor automotivo.
Foto: Governo do Estado Foto: Juliana Oliveira
Fonteles destacou que a chamada comprova a capacidade do Nordeste de liderar a neoindustrialização sustentável, ao mesmo tempo em que reforça a necessidade de ampliar o crédito público para a região. Ele ressaltou que o governo federal, sob a presidência de Lula, tem disponibilizado crédito subsidiado para corrigir desigualdades históricas no acesso a financiamentos para projetos nordestinos.
A Chamada Nordeste contou com a parceria de bancos públicos federais, Sudene e Consórcio Nordeste. Segundo Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, e Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste, a iniciativa mostra o potencial da região para setores estratégicos do futuro, como hidrogênio verde, energias renováveis e bioeconomia. A maior parte das propostas envolveu pequenas e médias empresas, cooperação com instituições de ciência e tecnologia e consórcios empresariais. Os projetos selecionados receberão suporte financeiro até o final de novembro.
Fonte: Governo do Estado