quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Rafael Fonteles firma acordo na China para instalar fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Conexões com grandes grupos - 

O governador do Piauí, Rafael Fonteles participou, nesta quarta-feira (10/09), em Shenzhen, de uma série de encontros estratégicos no quarto dia da missão internacional na China. Os compromissos focaram na atração de investimentos para o Piauí nas áreas de telecomunicação, inovação e energia renovável, ampliando as conexões do Estado com grandes grupos empresariais e especialistas em tecnologia.

O primeiro encontro ocorreu na sede da C-Data, fabricante chinesa de soluções em redes de acesso, com a participação de representantes da empresa e da Ora Telecom, um dos maiores provedores de internet do Piauí. Na ocasião, foi assinado um memorando de entendimentos entre a Investe Piauí, a C-Data e a Ora Telecom, que marca o início dos estudos para implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica no território piauiense.

O projeto representa um avanço estratégico para a infraestrutura tecnológica e abre novas perspectivas de geração de emprego e renda para os piauienses.
Assinatura de memorando de entendimentos entre a Investe Piauí, a C-Data e a Ora Telecom (Foto: Juliana Oliveira)

Em seguida, o governador se reuniu com o especialista brasileiro Nelson Kameda, referência internacional em tecnologia e inovação, fundador da Zhuhai Kameda Technology e da Colabtec. O encontro teve como objetivo explorar oportunidades de cooperação para apoiar startups piauienses, promover a transferência de conhecimento e integrar o ecossistema local às cadeias globais de inovação.
Reunião com Nelson Kameda, em Shenzhen (Foto: Julaina Oliveira)

Confira aqui mais fotos da reunião com Nelson Kameda

A programação em Shenzhen incluiu ainda uma visita à sede da China General Nuclear Power Group (CGN), empresa estatal chinesa líder mundial em energia nuclear e com forte atuação em energias renováveis no Brasil. Durante a reunião com a alta liderança da companhia, foram discutidos os projetos em andamento no Piauí, como o Parque Solar Nova Olinda, em Ribeira do Piauí, e o Parque Eólico Lagoa do Barro, além da perspectiva de novos investimentos em sistemas de armazenamento de energia e tecnologia termossolar (CSP). Também foi abordada a cooperação técnica em curso para análise de alternativas de conexão e avanços em processos de licenciamento.
visita à sede da China General Nuclear Power Group – CGN (Foto: Juliana Oliveira)

Para Rafael Fonteles, as agendas reforçam o compromisso do Estado em diversificar sua economia e atrair investimentos estratégicos. “Tivemos um dia muito produtivo em Shenzhen, com três agendas fundamentais para o futuro do Piauí. Assinamos um memorando de entendimentos que marca o início do projeto de implantação de uma fábrica de equipamentos de fibra óptica em parceria com a Ora Telecom, um investimento que trará mais emprego e renda para o nosso povo e será um avanço estratégico em tecnologia e inovação. Também dialogamos sobre cooperação internacional em inovação e acompanhamos o andamento de grandes projetos de energia limpa que reforçam a vocação do Piauí para liderar a transição energética no Brasil”, pontuou o governador.
visita à sede da China General Nuclear Power Group – CGN (Foto: Juliana Oliveira)

Próximas agendas

A missão internacional segue nesta quinta-feira (11/09), em Shanghai, onde o governador terá encontros com o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), dos Brics, e com as empresas TBEA e Envision. Na sexta-feira (12/09), a missão será concluída com reunião no Ministério Federal da Economia e Ação Climática da Alemanha e visita à Embaixada Brasileira. Na capital alemã, Rafael Fonteles também participará do evento Seduckathon, ocasião em que encontrará os 15 estudantes e professores da rede pública estadual do Piauí que estão em intercâmbio.
Foto: Juliana Oliveira


Fonte: Governo do Piauí