segunda-feira, 24 de novembro de 2025

*Projeto expande atendimento a crianças com autismo no interior do Piauí*



_O Mente Em Foco está em Buriti dos Lopes e já atendeu a sete municípios_

Crianças de 3 a 10 anos de idade estão sendo atendidas, em Buriti dos Lopes, Norte do Piauí, pelo projeto Mente em Foco, que realiza consultas médicas e, em caso de diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), emite o laudo definitivo. 

O serviço é gratuito e o projeto já foi realizado, desde junho deste ano, nas cidades de Parnaíba, Oeiras, Lagoa do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Pedro II e Floriano. Mais de 2 mil crianças foram atendidas e mais de 400 laudos emitidos.

Idealizador do projeto, o deputado estadual Franzé Silva (PT) destaca que, ao levar para o interior as consultas gratuitas, o Mente em Foco possibilita o acesso de famílias que não têm condições financeiras de pagar atendimento particular.

“As consultas são caras, chegando a custar mais de R$ 800, por criança, o que é inacessível para uma mãe e um pai que mal ganham um salário mínimo. Muitas delas estão há anos tentando atendimento”, pondera Franzé.

“Eu tenho dois filhos autistas, sei a dificuldade que é cuidar de uma criança com autismo. Essa dificuldade é maior para quem não tem condição financeira, nem pra ter o laudo, que é a porta inicial para o tratamento e acesso a direitos”, frisa.

Em Buriti dos Lopes, os atendimentos do Mente em Foco começaram no último domingo (23) e seguem até esta terça-feira (25), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As crianças serão atendidas em um microônibus com sala sensorial.

O atendimento é realizado por uma equipe formada por neuropediatra, médica clínica, neuropsicóloga, psicopedagoga, enfermeira e psicóloga clínica. O projeto é realizado em parceria com o empresário Vespasiano Carvalho.