O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) realizaram nesta sexta-feira (10) a implantação do gerenciamento de risco na prevenção de broncoaspiração.
A coordenadora do NSP, Patrícia Linhares explicou que o gerenciamento de risco é uma forma de prevenção de eventos adversos que podem ocorrer durante o processo de tratamento.
“Atualmente HEDA possui três tipos de gerenciamentos de riscos que são alergias, risco de quedas, risco de lesão por pressão. E agora estamos implantando o gerenciamento para broncoaspiração”, falou.
Ainda pontuou que toda a equipe está sendo treinada para reconhecer os primeiros sinais de que o paciente esteja sofrendo com a possibilidade de broncoaspirar, que seria sintomas semelhantes a um engasgo.
“Nossa expectativa é conseguir disseminar e implementar a cultura de reconhecimento e prevenção de broncoaspiração. Os pacientes que tiverem risco vão receber uma pulseira na cor azul e cuidados individualizados, e padronizados para garantir sua segurança durante toda a internação”, comentou Patrícia Linhares.